PUB.

Maratona Ibérica da Castanha regressa em 2019 e organização quer superar os 500 participantes

PUB.

Seg, 05/11/2018 - 02:08


O espanhol Ruben Cordero (Northbike La Beneza) venceu, este domingo, a Maratona Ibérica da Castanha de BTT de Bragança.

Em prova estiveram 450 participantes portugueses e espanhóis. Um número que a organização, a cargo do município, acredita que vai aumentar em 2019.

“O primeiro objectivo era dar uma dinâmica diferente à 17ª Feira Internacional do Norte e trazer ainda mais pessoas de fora. Considerando que tivemos que fechar as inscrições um mês antes do evento eu estou convicto que no próximo ano vamos passar os 500 participantes”, frisou o vereador, Miguel Abrunhosa.

Entre os participantes esteve Manuel Zeferino da Bikeservice, que organiza o Bragança Granfondo. O antigo ciclista lançou um novo desafio à autarquia, uma Ultramaratona de BTT.

“O percurso era espectacular, muito bem marcado, com abastecimentos fantásticos. Eu vinha em passeio com o Miguel Abrunhosa e desafiei-o para fazer aqui, em Bragança, uma ultramaratona, de 100 km. É um desafio para o município”.  

O padrinho da prova e dorsal número 1, Ricardo Vilela, não poupou elogios à organização. O ciclista brigantino gostou do percurso e salienta a aposta feita pelo município nesta modalidade. “Achei bastante interessante e é bom que se continue a organizar eventos destes ou como o Bragança Granfondo, que trazem mais gente a Bragança. O percurso estava espectacular e tudo muito bem organizado”.

O pódio da classificação geral ficou completo com os brigantinos Ovídio Linhas (Velo Clube) na segunda posição e António Gomes (Velo Clube) no terceiro posto.

No sector feminino da distância longa, de 60 km, Cátia Vaz (Teamgiant) foi a vencedora seguida de Cátia Quitério (Monóptero Bikers) no segundo lugar e Sandra Cabral (Ginásio Clube de Bragana) no terceiro posto.

Na meia-maratona, de 30 km, Nuno Silva (Moinho Vermoim/Avebik) venceu em masculinos e Patrícia Morais em femininos.

A Maratona Ibérica da Castanha de BTT integrou o cartaz da 17ª Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca, Norcastanha.

 

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira