PUB.

Manuel Delgado garante regresso da Unidade de Convalescença a Macedo de Cavaleiros até ao final do ano

PUB.

Sex, 13/01/2017 - 18:33


O secretário de Estado da saúde, Manuel Delgado esteve esta sexta-feira de visita à Unidade Local de Saúde do Nordeste. Passou por Mirandela ao final da manhã, onde inaugurou as instalações da urgência, recentemente requalificadas, e garantiu aos jornalistas que a urgência médico-cirúrgica não corre risco de encerrar.

“A urgência médico-cirúrgica é para manter. Não há qualquer previsão, não há qualquer orientação em sentido contrário”, assegurou Manuel Delgado.

Já em Macedo de Cavaleiros, o membro do Governo garantiu que até ao final do ano, o hospital de Macedo vai voltar a ter uma Unidade de Convalescença, estando previstas 15 camas para estes cuidados.
Recorde-se que esta valência já existiu, mas foi encerrada no final de 2014.

O presidente do município macedense, Duarte Moreno, espera que a reativacção de um serviço não implique a redução de outros, como os cuidados paliativos.

“Foi reconhecido um erro e o facto de esta valência vir para Macedo tem a ver com a centralidade que o hospital tem, pelas boas condições, apesar de já ter alguma idade, e de não precisar de grandes investimentos para instalar esta unidade”.

Em Bragança, no hospital, o secretário de Estado da saúde anunciou a compra de uma nova máquina TAC.

“Vamos equipas o hospital de Bragança com uma nova máquina TAC dentro de uma prazo de tempo razoável, tendo em conta as questões burocráticas. Não há dúvida que precisamos de um novo TAC neste hospital”, conclui Manuel Delgado.

O périplo do secretário de Estado da saúde pelo distrito terminou com uma visita ao centro de saúde Santa Maria de Bragança.

Jornalista: 
Escrito por Brigantia (CIR) e Onda Livre (CIR)