PUB.

Mais três padres para a diocese de Bragança-Miranda

PUB.

Qui, 04/09/2008 - 08:28


Subiu ligeiramente o número de padres ordenados este ano na diocese de Bragança-Miranda. Este ano foram três, sendo que no ano passado só houve um padre novo.  

E nos três anos anteriores não houve sequer ordenações. “Eu estou na diocese há sete anos e ordenei três padres em 2003, um no ano passado e três agora, o que faz sete” explica Dom António Montes Moreira, o bispo da diocese que entende que não é suficiente mas já dá para resolver alguns problemas pontuais, como é o caso de Mogadouro e Macedo, concelhos onde foram colocados os novos padres.

 

“Foram dois para a área de Macedo/Mirandela, pois o padre que se ordenou no ano passado tinha 19 aldeias por conta dele e por isso foi necessário fazer um reajustamento e o outro foi substituir um pároco que já tinha 88 anos” afirma Dom António acrescentando que “o outro foi para Mogadouro onde havia uma sobrecarga de trabalho pelo facto de no ano passado dois padres terem abandonado a paróquia”.

A avançada idade da grande maioria dos párocos é outro problema com que a diocese se depara.

 

A média para este ano situa-se nos 60 anos. “Na estatística do ano passado a média de idades dos nossos padres era de 66 anos, mas penso que este ano deverá diminuir para os 60 porque entraram estes três anos na casa dos 25 anos e saíram três ou quatro entre os 85 e os 90 anos” refere Dom António Montes Moreira.

 

Actualmente existem 70 padres no activo.

Segundo Dom António Montes Moreira, no próximo ano deverá ser ordenado outro.

Ainda assim, seriam necessários mais 20.