PUB.

Mais de 400 vão partir na "Tribo à Reconquista" para o II Zoelae Trail

PUB.

Sex, 10/08/2018 - 22:55


450 é o número de participantes esperado para II Zoelae Trail. A prova está marcada para domingo, em Bragança, e dá a conhecer o património cultural e natural do concelho. Vítor Fernandes, Rui Muga, Mary Vieira e Romeu Gouveia são os embaixadores da segunda edição.

O Mosteiro de São Salvador, exemplar único do estilo românico-moçárabe em Portugal, em Castro de Avelãs, é o ponto de partida do II Zoelae Trail, este ano com o slogan “Tribo à Reconquista”.

A prova vai decorrer em território ocupado outrora pelo povo pré-romano Zoelae, tendo como pano de fundo a Serra de Nogueira, onde existe a maior mancha espontânea de carvalho negral da Europa.

Este ano, o percurso contempla ainda o Castelo de Rebordãos, o “Caminho das Borboletas” e o “Caminho do Mouro”.

“Os percursos são antigos e há muito que não eram usados. Os participantes vão ainda fazer os trilhos de javalis e corsos. Esta é uma maneira de dar a conhecer a região e sua oferta turística”, explica Pedro Rodrigues da DareYou Spot e T’inc.

O Zoelae Trail alia o desporto à história e promove a cultura destino turístico Bragança. “Este evento promove o destino turístico Bragança. É uma oportunidade para conhecer locais até desconhecidos para os brigantinos”.

Além do trail longo (25 km) e um curto (17 km), esta segunda edição conta com duas caminhadas, uma de 17 km e outra de 10 km.

O desempenho dos participantes pode ser acompanhado online através de uma aplicação.

Para a edição deste ano são quatro os embaixadores: Romeu Gouveia, Mary Vieira, o brigantino Vítor Fernandes, atleta do Estoril Praia, e o mogadourense Rui Muga.

A segunda edição do Zoelae Trail conta com 450 atletas portugueses e estrangeiros, começa em Castro de Avelãs e termina no Castelo de Bragança.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira