Júlia Rodrigues acusa José Silvano de aproveitamento político no processo de retirada dos resíduos do Cachão

PUB.

Sex, 17/11/2017 - 10:54


A presidente do Município de Mirandela acusa José Silvano de tentar tirar proveitos políticos no processo de remoção dos resíduos queimados do complexo do Cachão. Júlia Rodrigues entende que a interpelação na Assembleia da república do deputado do PSD, eleito por Bragança, ao Ministro do Ambiente, que revelou haver disponibilidade para financiar a retirada do lixo, pretendeu apenas ofuscar uma novidade que o actual executivo já havia conseguido nas negociações com a tutela.

Para Júlia Rodrigues, a interpelação de José Silvano, na Assembleia da República, foi uma vergonhosa jogada de antecipação, aproveitando o facto de ainda não estar nomeada a nova administração da AIN. A nova presidente do Município de Mirandela sublinha que foi o seu executivo e o de Vila Flor, accionistas da Agro-Industrial do Nordeste, que gere o complexo do Cachão, que encetaram conversações com o Ministro do Ambiente, e que culminaram na garantia de financiamento do processo de remoção das cerca de 40 mil toneladas de resíduos queimados, resultantes dos incêndios registados, em Setembro de 2013 e Fevereiro de 2015, em dois edifícios que armazenavam plástico prensado e outros materiais.

O próprio Ministro do Ambiente, na resposta à pergunta de José Silvano, no Parlamento, confirmou a existência de um acordo já firmado com o actual executivo para garantir o financiamento através do Fundo Ambiental da retirada do lixo.

Ora perante isto, a autarca socialista entende que José Silvano pretendeu colher frutos do que não semeou. Júlia Rodrigues acrescenta que não pode haver este tipo de política da parte de quem autorizou a instalação e permanência do lixo, e de quem nada fez em Câmaras e Governos PSD.

E depois da garantia de financiamento, Júlia Rodrigues diz que a prioridade é nomear uma nova administração da AIN, já que a anterior, liderada por António Morgado, pediu a renúncia, e rapidamente apresentar essa candidatura ao Fundo Ambiental. A autarca espera que, em Janeiro, possa avançar a retirada total dos resíduos do Cachão.

Júlia Rodrigues a criticar aquilo que considera ter sido uma tentativa de José Silvano de aproveitamento político na questão do processo da remoção dos resíduos queimados do complexo do Cachão, alegando que foi o seu executivo que negociou com o Ministro do Ambiente o financiamento, entretanto já garantido, para a retirada total do lixo daquela unidade. Escrito por Rádio Terra Quente (CIR).