PUB.

JSD de Bragança denuncia "roubo" de fundos comunitários às regiões de baixa densidade

PUB.

Ter, 20/03/2018 - 15:47


A distrital de Bragança da Juventude Social-Democrata acusa o Governo de estar a negociar com Bruxelas um autêntico roubo de fundos comunitários às regiões mais deprimidas do país, entre elas o distrito de Bragança.

A JSD denuncia que o Governo português está a renegociar as verbas do Portugal 2020 para retirar mais de mil milhões de euros que estavam previstos para as regiões de convergência, as mais pobres e despovoadas, para poder investir na construção de mais estações de metro em Lisboa e Porto e na remodelação da Linha de comboio de Cascais.

Uma situação que causa muita preocupação na JSD, como descreve o líder distrital, Paulo Afonso.

O líder da JSD do distrito de Bragança, apela às restantes estruturas partidárias distritais a juntarem-se não só na denúncia, mas, também, na tomada de posição de defesa inequívoca do distrito de Bragança, junto dos seus interlocutores na UE e em Portugal.

Paulo Afonso entende que a união nesta causa seria uma forte pressão no sentido de alterar as regras que permitem a reafectação de fundos, nomeadamente através da obrigatoriedade de um estudo prévio que ateste o efeito difusor positivo para os territórios de onde são retirados os fundos.

O líder da JSD do distrito de Bragança revela que esta denúncia já recebeu um feed back positivo de várias entidades e está confiante que ainda será possível travar esta reafectação de fundos, até porque as negociações ainda não estão fechadas

Estas preocupações da distrital da JSD já foram comunicadas ao Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ao comissário europeu português, Carlos Moedas, aos comissários europeus para o orçamento e para a política de coesão, aos eurodeputados portugueses, ao grupo parlamentar do Partido Popular Europeu, e a várias entidades regionais. Escrito por rádio Terra Quente (CIR).