Jovens de Macedo alertados para efeitos dos distúrbios alimentares

PUB.

Qui, 13/03/2008 - 09:05


Os distúrbios alimentares estiveram em discussão ontem em Macedo de Cavaleiros. Os especialistas consideram   que é importante falar do tema. A anorexia, a bulimia e a ingestão compulsiva são realidades para as quais é preciso alertar mas consideram que é preciso seleccionar a informação.

Cada vez há mais informação sobre o tema dos distúrbios alimentares, no entanto, nem toda deixa transparecer a realidade.

Por isso mesmo, é necessário haver um acompanhamento para que se possa filtrar a boa e a má informação. “Há muita informação sobre esse tema nas revistas, Internet, televisão e é preciso ajudar os jovens a seleccioná-la porque muita é errada” refere a nutricionista da equipa de saúde escolar de Macedo.

Eunice Rodrigues acrescenta que tanto a anorexia, como a bulimia e a ingestão compulsiva muitas vezes surgem devido à falta de auto-estima, que aparece sobretudo na fase da adolescência. “Muitas vezes é a parte emocional e afectiva, associada à falta de apoio, que leva a este tipo de problemas

Os sintomas e as consequências destes distúrbios alimentares foram também analisados nesta palestra de forma a alertar os jovens de que o emagrecer ou engordar drasticamente não tem qualquer benefício para a saúde.