PUB.

José Silvano nomeado novo Secretário-Geral do PSD

PUB.

Seg, 19/03/2018 - 20:07


O deputado José Silvano é o novo Secretário-Geral do PSD e começará a exercer funções de imediato, a informação foi avançada há pouco pelo partido.

O antigo presidente da câmara de Mirandela e deputado eleito pelo círculo de Bragança nas últimas legislativas foi o escolhido por Rui Rio para o cargo.

“O convite foi surpreendente, quando o recebi há dois dias”, confessava esta segunda-feira, dia em que foi anunciada a nomeação. Silvano também assume que não aceitou de imediato porque “as responsabilidades são muitas” e “os tempos também estão agitados”. “Obrigou-me a pensar seriamente nos prós e nos contras e demorei algum tempo a dar uma resposta, mas o que é importante é que aceitei”, afirmou o social-democrata.

Apesar da ponderação, Silvano diz que não está preocupado com as circunstâncias que envolveram a escolha do líder do partido para este cargo, para substituir Feliciano Barreiras Duarte, que se demitiu depois de polémicas acerca do currículo, e outro caso que envolvia a sua morada fiscal. “O que passou não me preocupa nada, estou com os olhos postos no futuro. E também conheço suficientemente o meu currículo, a minha actividade, as minhas funções destes anos todos na política para não temer que alguém me vá encontrar falsificações no currículo ou outras coisas do género, porque quem desempenhou com ética os cargos políticos não tem medo a estas questões”, assegurou.

O antigo autarca acredita que Rui Rio o escolheu porque consegue alcançar bons resultados eleitorais. “Ao aceitar este lugar só quero uma coisa, é trabalhar para ajudar Rui Rio e o partido a ganhar as próximas eleições europeias e legislativas. E eu nisso sou bom e ele também sabe disso, por isso é que me chamou. Já ganhei quatro eleições para presidente de câmara, mais uma para a assembleia e as legislativas e presidenciais no distrito também não têm corrido mal”, sustentou.

O deputado eleito pelo círculo eleitoral de Bragança e antigo presidente da câmara de Mirandela foi o escolhido para substituir Feliciano Barreiras Duarte.
O advogado, com 61 anos, é natural de Vila Real, tendo exercido a maior parte da sua vida profissional e política em Mirandela, onde foi presidente da Câmara Municipal, para além de presidente da Assembleia Municipal, deputado, e presidiu ainda ao Conselho de Administração de várias empresas locais e regionais.

No PSD, foi Presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Bragança, Presidente da Comissão Política Concelhia de Mirandela, vogal da Comissão Política Nacional do PSD e membro do Conselho Nacional.

Actualmente é deputado à Assembleia da República e pertence a várias Comissões Parlamentares, nomeadamente à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias, Comissão da Saúde, Trabalho e Segurança Social. Integra ainda, como Coordenador, a Comissão Eventual  para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas e é membro da Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da “Estratégia Portugal 2030”.
Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro