PUB.

Jorge Gomes questiona combate à vespa-das-galhas do castanheiro

PUB.

Qua, 18/07/2018 - 11:06


O deputado do PS na Assembleia da República, Jorge Gomes, questionou o Ministro da Agricultura sobre quais os procedimentos que a tutela está a tomar para combater a vespa-das-galhas do castanheiro.

Jorge Gomes destaca que é necessário uma definição prática do Ministério. "A única coisa que eu pergunto é sobre um ponto de situação actualizado e saber quais são os procedimentos que o Governo vai ter para ver se conseguimos, dentro de um espaço que seja razoável, extinguir, se é que é possível extinguir, mas que haja uma definição por parte do ministério da agricultura", disse.

São já 64 concelhos afectados com a praga, com um forte impacto ecológico, ambiental e económico. No distrito de Bragança, a produção tem um peso significativo mas é necessário tomar medidas. "Queremos saber por parte do Ministro quais são os procedimentos que o ministério está a ter para o combate e extinção da vespa das galhas do castanheiro bem como procedimentos que se sucedem para ajudar os agricultores. Precisamos de ter conhecimento concreto do que vai acontecer", explicou.

O parlamentar eleito pelo círculo de Bragança, recorda que as medidas preconizadas no Plano de Acção Nacional para o Controlo da Vespa das Galhas do Castanheiro “não tiveram ainda o êxito esperado” e por isso é necessário uma resposta pratica que tenha em conta os agricultores. "Agora também temos a outra parte que é a parte do produtor que está um pouco perdido e queremos ver se através desta pergunta ajudamos o ministério na divulgação das acções que vai ter e do procedimento que os agricultores devem ter e também nós, enquanto Assembleia da República, ficarmos esclarecidos sobre o ponto de situação actual", esclareceu.

A vespa das galhas do castanheiro foi detectada em Portugal em 2014. A praga ataca os castanheiros, causando a formação de galhas nos gomos e nas folhas, levando à diminuição do crescimento dos ramos, impede a frutificação, conduzindo ao declínio e morte das plantas.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas