PUB.

Jaime Marta Soares apela ao governo que "passe das palavras aos actos" no que diz respeito à reforma florestal

PUB.

Sex, 09/12/2016 - 09:49


É necessário que o governo passe das palavras aos actos no que diz respeito à reforma florestal, de forma a prevenir os incêndios. Uma ideia vincada ontem em Bragança pelo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses. 

À margem das comemorações do dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira dos bombeiros,  Jaime Marta Soares referiu aos jornalistas que o problema dos incêndios em Portugal não está no combate mas sim na prevenção. Por isso pede ao governo que a reforma anunciada esta segunda-feira em Alfândega da Fé, que permitirá o cadastro florestal, se concretize o mais rapidamente possível. “O grande problema em Portugal dos incêndios florestais não é o combate, esse está ao nível dos melhores da Europa e do Mundo. O problema é da prevenção estrutural, que não existe, e aí tem que ser feito um grande trabalho. Isto tem sido transversal a todos os governos: prometem muito e não fazem nada. Eu costumo dizer que eles percebem tanto de floresta que não sabem diferenciar um chaparro de um eucalipto. Isso depois traz problemas, todos os dias. Um pais que tem temperaturas altíssimas, ventos atípicos, baixa taxa de humidade, uma floresta desprogramada… isto tem de acontecer… Só espero que o senhor ministro da Agricultura, que já há dez e quinze anos dizia a mesma coisa, passe efectivamente das palavras aos actos e, se assim for,  garantidamente que as coisas melhorarão na floresta portuguesa”,frisou. 

Um dos pontos altos das comemorações do dia da padroeira dos bombeiros foi a bênção de duas novas viaturas.

Uma delas, um veículo pesado de desencarceramento que representou um investimento de mais de 150 mil euros, suportado na sua totalidade pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança.

A outra foi uma ambulância de Socorro, que permite a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida e que foi oferecida na semana passada pela empresa brigantina Fepronor, que investiu cerca 54 mil euros para equipar o veiculo. 

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança, Rui Correia, destaca a importância das novas viaturas. “A ambulância foi uma oferta do empresário Luís Gonçalves, o que é fantástico, por vários motivos. Um dos motivos é alguém em Bragança ter a capacidade de oferecer um equipamento destes aos bombeiros. O outro veiculo é um desencarcerador pesado, que estávamos a precisar, porque o que tínhamos era muito lento…Este desencarcerador já tinha sido adquirido em Março e agora foi apadrinhado pelo comandante Jaime Marta Soares”, referiu. 

Já o presidente do Município de Bragança salienta a importância de “garantir o apoio aos bombeiros”, continuando para isso a reservar uma fatia generosa do orçamento para apoiar a corporação.

O Município de Bragança estabeleceu uma parceria com os Bombeiros de Bragança e Izeda, no sentido de poderem assegurar o funcionamento da pista de gelo instalada durante a quadra natalícia na Praça Camões.O valor da receita das entradas na pista de gelo reverterá a favor destas corporações. No ano passado foram angariados 12 mil euros, esperando-se que este ano o valor seja ultrapassado.  Escrito por Brigantia. Foto: Bombeiros.pt.

Jornalista: 
Sara Geraldes