Já há seis empresas para a nova Zona Industrial das Cantarias de Bragança

PUB.

Ter, 19/02/2019 - 09:19


Já foram aceites seis candidaturas para a nova zona Industrial das Cantarias, em Bragança, que traduzem a criação de 91 novos postos de trabalho. Há perto de 16 milhões e meio de euros de investimento

A nova Zona Industrial das Cantarias, em Bragança, está prestes a receber as primeiras empresas que nela se vão instalar. São, para já, seis candidaturas para a nova zona industrial, que representam 91 novos postos de trabalho e 16 milhões e meio de euros de investimento. O presidente da câmara municipal de Bragança assegura que já foi aprovado o relatório final e vai agora entrar-se na fase de alienação propriamente dita “mediante a classificação que cada empresa teve”. Hernâni Dias explicou que “foi um processo concursal em que as empresas concorreram com os seus investimentos e foram devidamente classificadas por um júri” e, por isso, a partir segue-se a fase de documentação para que as empresas possam começar a instalação, que assegura que será ainda este ano.

As obras para a ampliação da zona industrial das Cantarias arrancaram em 2016, sendo que o projecto custou perto três milhões e meio de euros, e permitem a instalação de 46 empresas. Segundo Hernâni Dias teve que haver alteração na atribuição dos lotes mas o processo já está na fase administrativa. “As empresas terão novamente ainda a oportunidade de se poderem pronunciar, até porque temos que refazer o relatório preliminar. Na primeira versão do relatório que tínhamos feito houve empresas que não conseguiram entregar a documentação e portanto teve que haver ali alteração na atribuição dos lotes. A partir daí, estamos na fase administrativa para que o processo possa decorrer de forma muito rápida porque também é do nosso interesse que as empresas se instalem o mais rapidamente possível”.

Quando as obras começaram, as regras de alienação dos lotes foram apresentadas a várias dezenas de empresários. O regulamento, feito pela câmara municipal, segue regras comunitárias, e avalia critérios como a criação de postos de trabalho, capacidade de inovação e de exportação e o volume de investimento.

Escrito por Brigantia

Foto: CM de Bragança

Jornalista: 
Carina Alves