"Já deste muitas tampas?" volta a doar material ortopédico a instituições de solidariedade

PUB.

Seg, 15/01/2018 - 09:54


10 Cadeiras de rodas, 5 andarilhos e 7 pares de canadianas. São os números em que se traduziu mais um ano da campanha “Já deste muitas tampas?”, que a Azimute leva a cabo desde 2006. 

Esta é uma campanha movida pela reciclagem de toneladas de tampas e garrafas de plástico que se traduz na doação de material ortopédico a várias instituições.
João Cameira, o presidente da Azimute, está satisfeito com os resultados deste ano
“Este ano entregámos o material à Cruz Vermelha de Bragança, a uma farmácia de Vimioso, que faz a recolha de muito material, e que irá entregar a IPSS daquele Concelho. E este ano decidimos também entregar à União das IPSS do distrito de Bragança, porque eles têm um centro de cedência de material às 76 IPSS, que fazem parte da União. Foi um ano melhor em termos de recolha o que se reflecte no material entregue que este ano foi significativo.”
A União das IPSS do distrito de Bragança foi quem recebeu mais material ortopédico, uma ajuda para muitas instituições do distrito, como destaca a presidente, Paula Pimentel.
“Pontualmente as IPSS vão comunicando connosco as suas necessidades, nomeadamente da população idosa. Cada vez mais os idosos, chegam às nossas instituições com inúmeras limitações e nem sempre as famílias e instituições têm as condições necessárias para poder ajudar em determinado período. Estas ajudas técnicas, cadeiras de rodas e andarilhos, vão de certa forma beneficiar 76 IPSS associadas da nossa União distrital e dando resposta às várias faixas etárias que servimos e apoiamos.”
Quem também voltou a ser contemplado por esta ajuda foi a Farmácia Liberal de Vimioso, que como confirma a responsável Sílvia Afonso, distribui material por quem tem necessidade no concelho.
“A farmácia é o local mais próximo da população. Tudo o que seja projectos que em que consigamos chegar à população a farmácia é o local ideal. A Farmácia Liberal já tem um historial muito grande em projectos de solidariedade, seja nas tampinhas, seja em outros projectos. Há uma população muito idosa no nosso concelho, uma população com dificuldades em adquirir o material e nós fomos entregando cadeiras de rodas. Estas, por exemplo, são uma para o centro paroquial de Pinela, outra para uma menina chamada Carolina e as canadianas são para o lar de Carção.” 
Fernando Freixo, vice-presidente da cruz vermelha de Bragança, também esteve presente em representação da associação, considera importantes estas ajudas que diz nunca serem de mais, porque as solicitações de empréstimo são muitas.
“ Desta vez fomos contemplados com três cadeiras de rodas pela Azimute e também o Lions Club nos forneceu três camas articuladas. Para nós tudo isto foi excelente, porque somos solicitados a toda a hora em cadeiras de rodas, que nos pedem emprestadas, pagam uma pequena jóia, outros não podem pagar mas nós emprestamos na mesma, dentro daquilo que são as nossas possibilidades.”
A Azimute e a Resíduos do Nordeste, parceiras nesta iniciativa, garantem que é para continuar e neste início de 2018 já há um carregamento de duas toneladas de plástico para entregar, o que para os promotores da acção é um bom sinal de que no próximo ano mais instituições poderão ser ajudadas. Escrito por Brigantia