PUB.

Já chegaram mais limpa-neves

PUB.

Sex, 12/12/2008 - 08:19


A partir de hoje o distrito de Bragança vai ter ao dispor mais meios para fazer face aos nevões. No total são seis os limpa-neves com que o distrito pode contar. Dois deles foram já disponibilizados pela concessionária da futura auto-estrada transmontana.  

As novidades foram anunciadas ontem depois da reunião do conselho regional de segurança rodoviária.

“Houve que recrutar novos meios pois este sábado há possibilidade de nevar outra vez” afirma o governador civil. “Vamos ter mais meios e vamos estar mais preparados para responder à neve, se vier” acrescenta.

 

Jorge Gomes salienta que “os meios são definitivos, pois já chegaram duas viaturas limpa-neves e espalhador de sal que são da concessionária da A4 que já assume o IP4”.

Para tal, “foi recuperada uma viatura da Estradas de Portugal que não estava operacional”. Segundo Jorge Gomes “passamos a ter seis viaturas quando antes tínhamos duas”.

 

O governador civil avançou ainda que o comando e controlo de operações em caso de nevão vai ficar centralizado no governo civil, através do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

A solução pretende evitar situações de descoordenação notadas em nevões anteriores. “Viu-se que algumas instituições que andavam no terreno andam descoordenadas e também houve algumas dificuldades de comunicação” admite Jorge Gomes realçando, no entanto, que “nada justifica o que aconteceu e por isso a partir de agora ficou decidido que o controlo de operações passa a ser centralizado no CDOS”.

 

O governador civil espera não ter estradas cortadas por causa da neve, mas admite que essa situação se pode verificar durante alguns minutos para se proceder à limpeza de algumas estradas. “Quando se anda a limpar a estrada ela tem de ser fechada pois o trânsito pode condicionar o trabalho dos próprios limpa-neves” afirma Jorge Gomes.

 

Jorge Gomes espera vir a ter ainda mais meios para combate aos nevões e conta ainda com o apoio da protecção civil municipal, a cargo das autarquias.

  Escrito por Brigantia