PUB.

Izeda poderá receber alunos de Macedo de Cavaleiros

PUB.

Qua, 18/07/2018 - 10:40


Alunos de algumas freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros poderão passar a frequentar a Escola Básica de Izeda, no concelho de Bragança. Serão entre 15 a 20 alunos das localidades de Talhas, Bagueixe, Gralhós, Talhinhas e Vinhas, aldeias limítrofes de Izeda, que em alguns casos passam mesmo pela localidade de Izeda nas deslocações para a escola, em Macedo de Cavaleiros.

O acordo já começou a ser estabelecido entre os presidentes de Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e da União de Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, como adiantou o responsável autárquico deste Izeda. "Tivemos uma reunião com o actual executivo da câmara de Macedo de Cavaleiros. Temos esse parecer favorável, falta agora falar com a câmara de Bragança para agilizarmos esses pormenores", esclareceu.

Esta era uma reivindicação antiga do presidente desta união de freguesias e que poderá ser implementada já no próximo ano lectivo. "É um grande avanço para nós porque a nossa escola, tal como todas as escolas do interior está a perder alunos de ano para ano e não se justifica que esses alunos andem mais uma hora e um quarto de manhã e outra à tarde quando podiam ficar em suas casas a repousar", disse.

Razões apontadas também pelo autarca de Macedo de Cavaleiros, Benjamin Rodrigues para tomar esta decisão. "As aldeias mais distantes do concelho de Macedo de Cavaleiros obrigam, nomeadamente no inverno, a vir para a rua apanhar um autocarro e que têm que fazer um trajecto com várias paragens para estar às oito horas em Macedo é inviável", afirmou o autarca macedense.

Apesar de haver uma retirada de alunos das escolas de Macedo, o autarca acredita que este tipo de organização é mais benéfica. "Este tipo de organização que estamos a fazer aqui beneficia toda a gente. Neste momento, Macedo está estável em termos de alunos mas temos outra componente que vai ajudar, são alunos do concelho de Mirandela que têm melhores acessos para Macedo e podem vir para aqui", explicou Benjamim Rodrigues.

A escola de Izeda, recebe alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclos e tem vindo a perder alunos de ano para ano.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro