PUB.

IV Festa da Montanha promoveu turismo, gastronomia e caça em Sambade

PUB.

Ter, 05/11/2019 - 10:27


No fim-de-semana, a música, os produtos locais, a gastronomia e sem esquecer, a castanha, deram vida à Festa da Montanha, em Sambade, Alfândega da Fé. 

Os passeios pedestres e de burro, a montaria ao javali e o concurso da castanha foram algumas das atracções do certame, para além dos 20 expositores regionais.

“Temos queijo de ovelha terrincho, curado, pasteurizado, alguns com sabores. Já costumo fazer outras feiras mas esta é a primeira vez. É uma feira da terra e temos de ajudar e também pelo negócio”, contou um dos expositores.

Esta é já a quarta edição da Festa da Montanha, um certame que não só celebra as potencialidades da montanha como ajuda os comerciantes do concelho a venderem os produtos. O presidente da junta de freguesia de Sambade, Ricardo Pimentel, salienta que o espaço já começa a ser pequeno para o evento. “É uma festa que tem vindo a crescer cada vez mais, temos vindo a dinamizá-la mais. Temos de pensar num espaço porque começa a ser um bocadinho pequeno”, reconheceu.

No certame, o autarca de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, aproveitou para abordar os problemas que estão afectar o município. “O sector do azeite que atravessa dificuldades, na comercialização, nos preços que tiveram uma baixa forte nos últimos dois anos, a que se associa agora também um problema com os extractores com a questão do bagaço, a questão dos resíduos orgânicos que também nos preocupa, assim com os problemas dos soutos”, referiu.

A quarta edição da Festa da Montanha aconteceu este fim-de-semana em Sambade, com o intuito de valorizar a caça, a gastronomia e o turismo. No total, foi feito um investimento de 60 mil euros, maioritariamente financiado pela câmara de Alfândega da Fé. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais