PUB.

IPB vai disponibilizar 100 bicicletas à comunidade académica

PUB.

Qui, 09/03/2017 - 10:11


O Instituto Politécnico de Bragança vai investir cerca de 330 mil euros para comprar 100 bicicletas, 80 eléctricas e 20 convencionais.

Trata-se de um projecto promovido pelo Instituto de Mobilidade Terrestre que foi propostos às instituições de ensino superior nacionais. O objectivo é que a comunidade académico do IPB mude os hábitos de mobilidade, reduzindo os quilómetros feitos em transporte motorizado.

O responsável deste projecto e docente do IPB, Vicente Leite, explica que as bicicletas serão atribuídas a quem se comprometer a fazer mais quilómetros.

“O púbico alvo preferencial são os professores, funcionários e alunos que venham regularmente em modo motorizado, nós vamos iniciar o projecto com bicicletas que vão ser atribuídas preferencialmente a utilizadores que se comprometam a fazer o maior número de quilómetros no período de utilização que pode ser de meio ano ou um ano”, referiu.

Não se trata de um utilização de curta duração, por apenas algumas horas e, desta forma, pretende-se mudar hábitos:

“O objectivo é fazer com que a bicicleta passe a ser o meio de transporte diário na deslocação para o IPB e o projecto pretende ter um efeito de onda, de moda e catalisador do hábito na restante comunidade”, destacou o responsável.

O projecto IP BIKE inclui os campus de Bragança e Mirandela as bicicletas, deverão chegar ao IPB dentro de 2 a 3 meses, serão distribuídas consoante a adesão ao projecto.

O programa vai ser financiado por fundos comunitários em 85 por cento e conta ainda com o apoio das autarquias de Bragança e de Mirandela, que são parceiros do projecto. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro