PUB.

IPB cria I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas

PUB.

Seg, 22/10/2018 - 09:53


O Instituto Politécnico de Bragança organizou o primeiro Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2018).

Carlos Teixeira, da organização do encontro, explicou que o facto de o IPB ter um dos maiores números de alunos de países de língua oficial portuguesa foi um dos motivos para ter a iniciativa ser organizada em Bragança.

“Temos comunidades de alunos de todos os países da lusofonia, é uma realidade crescente e continuará continuamente a crescer e é um caminho de futuro para o IPB”, destacou

Promover a língua portuguesa e a lusofonia foi o principal objectivo da iniciativa. Para além de ser espaço de discussão de temas como a linguística e didáctica da língua, a literatura de expressão portuguesa e a educação e formação no mundo lusófono, houve ainda espaço para debater outras temáticas em diversas áreas relevantes no âmbito da lusofonia.

Um dos participantes no encontro foi o Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, até porque a comunidade cabo-verdiana é a maior entre os 2000 alunos estrangeiros do Politécnico de Bragança e visto que o país tem hoje a presidência da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Cabo Verde tornou recentemente mais ágil a atribuição de vistos aos estudantes, uma decisão para a qual o IPB contribuiu segundo o embaixador:

“Creio que o IPB desempenhou aqui um papel muito importante, porque sempre manifestou de viva voz, especialmente através do professor Sobrinho Teixeira, uma grande preocupação com os atrasos na chegada dos alunos. Criou-se um sistema que entrou e vigor este mês e que não só facilita porque simplifica alguns procedimentos, em vez do papel agora é um formato digital, mas também porque dispensa a prova da capacidade financeira de autosustento, quando se demonstra a inscrição numa instituição de ensino superior em Portugal”, explicou.

O Lusoconf contou ainda com a presença do novo secretário de Estado da Ciência Tecnologia e do Ensino Superior, Sobrinho Teixeira no encerramento. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro