PUB.

IPB aposta nas energias renováveis

PUB.

Seg, 15/12/2008 - 09:37


O IPB quer instalar na escola superior agrária um campo de demonstração de culturas energéticas. Estas culturas permitem produzir biocombustíveis e energia eléctrica a partir de biomassa.

Arlindo Almeida, do conselho científico da escola superior agrária, adianta que “o IPB está a aguardar financiamento, embora já haja algum, para a criação de um campo de culturas energéticas”. O responsável diz que até ao momento a escola já tem instalado um painel solar foto voltaico, mas “a ideia é também instalar unidades de produção de bioetanol e biodiesel e também de energia eólica e hídrica através de uma mini hídrica que se pode instalar aqui no campus”, revela ainda. 

 

Arlindo Almeida deu a conhecer o projecto durante um fórum dedicado à produção de biomassa. A divulgação deste tipo de agricultura na região transmontana foi também um dos objectivos deste fórum. “ Há uma outra oportunidade para a agricultura em Trás-os-Montes que reside exactamente na produção deste tipo de culturas energéticas e que não concorrem para a alimentação”, salienta.

 Jorge Gominho, um dos oradores deste fórum, deixa ainda o alerta aos agricultores que queiram apostar nas culturas energéticas para os apoios que podem receber da comissão europeia. “Existe um subsídio de 45 euros por hectare atribuído pela comissão europeia para produtores de culturas energéticas”, explica Jorge Gominho.

Escrito por Brigantia