Investigadores encontram propriedades antibacterianas em cogumelos

PUB.

Seg, 11/11/2019 - 10:56


Investigadores de Instituto Politécnico de Bragança estão a estudar as potencialidades antibacterinas de cogumelos shiitake, que pode ter aplicações em doenças como o pé diabético e úlceras.

A investigação, apresentada no XXI Encontro Micológico transmontano em Mogadouro, este fim-de-semana, propõe-se desenvolver um composto que possa ser aplicado directamente, como explica uma das investigadoras, Ana Afonso.

“O objectivo inicial era avaliar as propriedades antibacterianas do shiitake, agora que vimos que tem propriedades antibacterianas a ideia é seguir o estudo para identificarmos o composto responsável por esta actividade e assim isolá-lo e desenvolver um produto, em princípio tópico”, esclareceu.

Esta investigação tem também como objectivo ajudar a evitar o uso de antibióticos.

“O principal objectivo é encontrar novas formas de combater as resistências aos antibióticos porque estamos a ficar sem alternativas, existem várias infecções para a quais já não há antibióticos disponíveis”, afirmou.

Outa das investigações apresentadas, procurou encontrar um antídoto para envenenamento por um tipo de cogumelo que é dos mais tóxicos. Os resultados dos testes em laboratórios são muito positivos com 100% de reversão dos efeitos que podem levar à falência renal e hepática, destaca Juliana Garcia, que desenvolveu a investigação na UTAD. “Propusemo-nos desenvolver antídotos para intoxicação por amanita phaloides. Conseguimos resultados promissores com polimixina b, que sugerimos que sejam implementados na terapêutica actual da intoxicação por amanita phaloides. Não queremos substituir o tratamento existente, o que sugerimos é a adição de polimixina b ao actual protocolo”, adiantou.

O XXI encontro micológico transmontano, organizado pela associação Pantorra reuniu cerca de 100 participantes em Mogadouro. Num ano de muitos cogumelos, a feira de cogumelos e produtos locais, conferências, passeios micológicos e a vertente gastronómico foram atractivos desta iniciativa. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro