Instalado hospital de campanha na unidade hospitalar de Bragança

PUB.

Qui, 26/03/2020 - 09:15


O município de Bragança instalou um hospital de campanha junto à unidade hospitalar da cidade.

Prevê-se que comece a funcionar até ao final desta semana. O espaço vai receber em exclusivo doentes infectados com Covid-19 e terá 20 camas. O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, considerou que é essencial disponibilizar este apoio.

“No final esta semana o hospital campanha já estará pronto. O ideal seria que não tivéssemos necessidade de o ocupar, seria sinal de que não haveria doentes para serem socorridos”, referiu.

Para já os doentes com Covid-19 internados no hospital de Bragança encontram-se no edifício do serviço de medicina interna, separado do bloco principal da unidade de saúde e aqueles em estado mais graves nos cuidados intensivos, que tem 16 camas disponíveis.

Numa visita às obras do hospital de campanha, o presidente da câmara entregou também material de protecção individual para uso do hospital.

“Conseguimos entregar 20 mil protecções para os pés e 3500 toucas”, explicou.

O autarca Hernâni Dias inquiriu ainda sobre as necessidades de material no hospital que passam por ventiladores e equipamento de protecção individual. E lamentou também que não seja possível realizar os testes na região, visto que implica “um atraso no conhecimento dos resultados que pode ser um problema maior na forma de actuação mais atempada nos casos identificados”.

Em Bragança para além da capacidade instalada e do novo hospital de campanha, serão ainda disponibilizadas 80 camas na pousada da juventude para, numa fase posterior, no caso de ser necessário, isolar pacientes com a doença mas com sintomas menos graves. Numa segunda linha de apoio serão ainda disponibilizados pavilhões municipais para internamento de doentes.

Escrito por Brigantia

 

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro