INOVARURAL reúne 70 parceiros e promove mais de 100 projectos

PUB.

Ter, 13/01/2009 - 10:44


O projecto INOVARURAL conseguiu juntar 70 parceiros e promover mais de 100 projectos. O objectivo é transformar Trás-os-Montes numa marca nacional.

Trás-os-Montes quer ser uma marca nacional. "Se o Douro e o Alentejo podem ser uma marca, porque não pode a região transmontana ser também?", perguntava Helena Ferreira, coordenadora do INOVARURAL. Foi ontem à tarde no Centro de Artes e Ofícios de Mogadouro que se deu a assinatura do protocolo entre todos os parceiros, um culminar de um processo que teve início em Outubro.

 O projecto INOVARURAL conseguiu juntar 70 parceiros e promover mais de 100 projectos. Até ao momento, todos eles estão delineados. Assim, a candidatura para o reconhecimento formal PROVERE vai ser entregue já na próxima segunda-feira. Depois do selo de qualidade PROVERE, os projectos vão ter direito a vários benefícios. Segundo Helena Ferreira, coordenadora do INOVARURAL, explica que “logo à partida os projectos vão ter um acesso preferencial ao QREN e ao PROVERE e também vão ter majorações”. Há ainda uma gestão de toda a parceria que está a feita “debatendo estratégias e trabalhar em conjunto”, sublinha. A responsável informa ainda que não há garantias que todos os projectos se concretizem. Aliás, as entidades podem querer não avançar, não são obrigadas. Há, isso sim, uma intenção declarada num protocolo. Mas até agora as expectativas foram ultrapassadas. “Há muitos jovens no projecto, o que nos surpreendeu porque à partida as expectativas eram más”, refere Helena Ferreira.  Espírito jovem e empreendedor pode revitalizar o tecido empresarial da região. Mesmo que apenas metade dos projectos avancem, são novas empresas que vão surgir, e muitos novos postos de trabalho. 

Os cerca de 100 projectos surgem à volta de três eixos. O azeite e os produtos transmontanos, a energia renovável, o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia.

 

Estão em proposta por exemplo, a instalação de um Parque Vivo de Energias Renováveis, em Bragança, ou a criação de uma marca "Nordeste Transmontano". Ou ainda a criação de um Museu do Azeite em Freixiel, Vila Flor, entre muitos outros projectos. Ao todo são 70 ideias inseridas no programa INOVARURAL.

Escrito por CIR