Incêndios activos afectam vários concelhos do distrito de Bragança

PUB.

Qua, 19/07/2017 - 10:52


Apesar da descida acentuada das temperaturas, os incêndios continuam a preocupar as autoridades.

Estão 3 fogos, neste momento, activos no distrito de Bragança. Arde com intensidade uma zona de mato em Açoreira, no concelho de Torre de Moncorvo. As chamas queimam também mato em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta e em Quintela de Lampaças, no concelho de Bragança, as chamas consomem uma zona agrícola, desde a madrugada de hoje.
O incêndio que mais preocupa as autoridades é o que deflagrou ao início da tarde de ontem na Açoreira, que está a ser combatido por 266 operacionais, apoiados por 97 meios terrestres. As chamas já estiveram próximas de algumas localidades, tendo sido necessária a intervenção dos bombeiros para evitar que o incêndio danificasse habitações. Neste momento o fogo está controlado, conforme adiantou à Brigantia a autoridade nacional de protecção civil. Na estrada nacional 220, entre o Larinho e Carvalhal, também já foi reaberta a circulação.
No concelho de Freixo de Espada à Cinta, houve um reacendimento do incêndio em Mazouco. O fogo teve início no domingo, já tinha sido dado como dominado e foi reactivado ontem, estando o vento forte a dificultar o trabalho dos bombeiros.
Hoje dia que fica marcado pela imposição da lei da rolha aos comandantes distritais. Os comandantes de bombeiros estão proibidos de dar informações sobre os incêndios a partir desta terça-feira. Essa função passa para a Protecção Civil que promete dar informação, mas apenas duas vezes por dia. Escrito por Brigantia