Incêndio em Sabrosa deixa sete pessoas desalojadas

PUB.

Ter, 13/01/2009 - 10:56


Na sequência do incêndio de ontem em Provesende, concelho de Sabrosa, ficaram desalojadas sete pessoas que viviam numa das casas e que foram acolhidos por familiares.

Os bombeiros voluntários de Provesende concluíram, ontem, ao fim da tarde, o rescaldo do incêndio que durante a noite de domingo e madrugada de segunda-feira consumiu três casas naquela freguesia do concelho de Sabrosa.

Ficaram desalojadas sete pessoas que viviam numa das casas, que foram acolhidos por familiares. As outras duas residências encontravam-se desabitadas.

Ontem à tarde, o comandante dos bombeiros de Provesende, Ilídio Pinto, acompanhou técnicos da Câmara de Sabrosa numa visita aos edifícios destruídos para tentar apurar as causas do incêndio.

 

O comandante desconfia que “terá sido o excesso de carga numa tomada que provocou o incêndio”, conta.

  

Maria Fernanda Monteiro é uma habitante de Provesende que vive nas traseiras do prédio destruído e foi ela que deu o alerta, já que àquela hora não havia ninguém na casa que era habitada por cinco adultos e duas crianças. “Cheirava-me a queimado e fui ver o que era e depois fui ao quartel dos bombeiros que é perto e fui eu que toquei a sirene porque não estava lá ninguém”, adianta a moradora.

 

O presidente da Junta de Freguesia, Fernando Silva, confirma que os bombeiros foram rápidos a chegar ao edifício em chamas, mas dadas as características da construção, pouco havia a fazer, a não ser tentar evitar que o fogo alastrasse aos imóveis contíguos. “As construções antigas e em madeira permitiram que o fogo consumisse tudo, mas os bombeiros foram rápidos”, explica.

   

O incêndio de Provesende, Sabrosa, não causou feridos, mas destruiu três casas, uma delas um solar brasonado com cerca de 300 anos, cuja fachada tinha sido recuperada no âmbito do programa das Aldeias Vinhateiras do Douro.

Escrito por CIR