PUB.

Inaugurado Memorial em Moncorvo que homenageia combatentes da Grande Guerra

PUB.

Qua, 06/11/2019 - 09:24


O nome dos 233 moncorvenses que perderam a vida em La Lys, em França, durante a Primeira Guerra Mundial, está agora eternizado num memorial em Torre de Moncorvo.

Localizado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o espaço foi idealizado com a intenção de dar a perceber como o conflito se desenrolou no terreno, daí que o percurso pedonal, seja muito semelhante a uma trincheira, em que ao longo deste estão recortados os nomes dos homens em causa. Nuno Gonçalves, presidente da câmara de Moncorvo, considera que o concelho não podia esquecer estes homens.

“Estes 233 homens que aqui estão homenageados foram para uma frente de batalha, a combater pela paz na Europa e o concelho não os pode esquecer. A honra de todos os que lutaram na I Guerra Mundial estão aqui neste memorial que quisemos simples, mas com dignidade, porque a única coisa que lhe quisemos dar foi um obrigada pela sua coragem”, sublinhou o autarca.

Nuno Gonçalves revelou que o memorial ainda não está fechado porque podem ser descobertos mais nomes.

“Cada vez mais há investigações sobre I Grande Guerra Mundial e provavelmente encontraremos mais alguns nomes do concelho de Torre de Moncorvo e se assim suceder estarão aqui presentes também”, explicou.

Além da inauguração do memorial, no sábado, foi ainda apresentada a nova marca do município.

“Esta nova imagem do concelho vai permitir uma lufada de ar fresco entre a modernidade e a tradição. O M inserido na torre juntamente com o corvo da lenda de Mendo Corvo contribui para a internacionalização desta marca”, considera.

No sábado foi também descerrada uma placa alusiva à geminação entre Torre de Moncorvo e Gournay-Sur-Marne, em França, na variante de acesso à vila transmontana. Escrito por Brigantia.

Foto: Município de Torre de Moncorvo

Jornalista: 
Carina Alves