Idosos de Alfândega da Fé serviram de modelo para calendário

PUB.

Sex, 09/12/2016 - 09:58


Em Alfândega da Fé, 25 alunos da Universidade Sénior são os protagonistas de um calendário do ano de 2017. Os modelos têm entre 61 e 91 anos de idade e participam num projecto que pretende promover a auto-estima e o envelhecimento activo.

A iniciativa partiu da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, no âmbito da Universidade Sénior.Alexandra Ribeiro, directora e professora da universidade sénior, explica que a ideia surgiu no âmbito da disciplina de estimulação cognitiva.“Pensámos em fazer uma sessão fotográfica, mas teríamos de ter um propósito que além disso ajudasse a divulgar os nossos idosos da universidade. Há oportunidade de muita gente o adquirir e de ver”, referiu.

A responsável pela iniciativa ficou satisfeita com o resultado final da iniciativa que foi uma forma de valorizar os mais velhos, apresentando-os de uma forma criativa e sem preconceitos.“O propósito deste calendário foi promover a auto-estima, evitar o isolamento, chamar a atenção para o envelhecimento activo. Temos 12 registos fotográficos fantásticos, foi difícil a partir de 700 fotografias escolher só 12”, refere Alexandra Ribeiro.

Para Carlos Simões, de 74 anos, aluno da Universidade Sénior, que aparece no mês de Abril, esta foi uma experiência diferente e nova.“É sempre uma mais-valia para os idosos. Nunca tinha sido maquilhado por exemplo, mas para além disso há sempre uma confraternização entre toda a turma e é extremamente salutar quando existem estas iniciativas de maneira a acabar com a solidão”, afirmou.

O calendário está a ser vendido desde dia 7 na sede da associação da liga dos amigos do centro de saúde e em outros pontos na vila de Alfândega da Fé no âmbito da iniciativa Aldeia Natal. As verbas angariadas revertem para a Universidade Sénior. Escrito por Brigantia. 

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro