IC5 motiva pedido de audiência a Mário Lino

PUB.

Sex, 19/09/2008 - 09:19


Os autarcas dos concelhos servidos pelo IC5 vão enviar hoje mesmo um documento para Ministério das Obras Públicas para obter esclarecimentos quanto às possíveis alterações às características da via. A carta vai ser acompanhada de um pedido de audiência com Mário Lino.  

A tomada de posição reuniu o consenso na reunião de ontem em Alfândega da Fé, convocada pelo presidente da câmara de Mogadouro.

Moraes Machado quer ver o assunto clarificado. “Vamos fazer um texto que relate as nossas preocupações onde possamos obter uma informação muito correcta e depois tomaremos uma atitude consentânea com a situação” afirma o edil.

 

Além disso, espera brevidade na resposta.

O autarca de Mogadouro deixa já bem claro que não vai admitir quaisquer alterações ao projecto devido a falhas orçamentais. “Eu pessoalmente não aceito que se transformem os itinerários porque custam mais ou menos” refere, acrescentando que não admite que “haja erros de um Governo que é meticuloso em tudo o que é contas e projecções financeiras”. “Seria um desconsolo” conclui Moraes Machado.

 

No final da reunião o Presidente de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, sugeriu que se constitua uma comissão técnica que defina a melhor forma de o IC5 se entroncar com a auto-estrada espanhola.

Por isto mesmo, vai levar o assunto à próxima cimeira Luso-Espanhola que vai decorrer em Zamora já em Novembro. “Eu estou a fazer pressão para que se constitua uma comissão técnica que estude o assunto e sem isso não é possível definir isso” afirma o edil.

 A reunião de ontem foi clara. Os responsáveis políticos não vão abdicar do itinerário complementar e do desenvolvimento que esta via pode vir a trazer aos seus municípios.