PUB.

Hotspot de Biodiversidade vai trocar os eucaliptos de Vimioso por árvores autóctones

PUB.

Sex, 06/12/2019 - 10:21


Reconverter um eucaliptal em floresta autóctone, no concelho de Vimioso, é um dos maiores objectivos do novo projecto da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino

O “Hotspot de Biodiversidade” tem como missão criar uma micro-reserva, que abrange o vale dos rios Sabor, Maçãs e Angueira, nos concelhos de Vimioso e Mogadouro, onde serão implementadas algumas medidas por causa da preocupação com a sustentabilidade e a biodiversidade desta área, segundo Sara Pinto, bióloga da associação. "O restauro ecológico está a ser feito numa mancha de eucaliptal, que pode ser observada da estrada de quem vai de Vimioso para Mogadouro, é uma das maiores manchas de eucaliptal do concelho de Vimioso. Pretendemos apoiar a regeneração natural, cortar os eucaliptos que aí estão nessa área, que felizmente já está a acontecer com azinheiras, sobreiros e alguns zimbros".

Os vales destes rios estão incluídos na Rede Natura 2000, uma rede para conservar os habitats e as espécies selvagens raras, ameaçadas ou vulneráveis na União Europeia. Assim, Sara Pinto avança ainda que outra das preocupações é a conservação de habitats prioritários nesta área. "Dentro desta área da Rede Natura 2000, estão documentados quais são os habitats e que espécies existem, de acordo com a legislação europeia, que devem ser preservadas. O nosso primeiro passo foi ir ao terreno e mapear onde ocorrem estes habitats. Um habitat que é bastante expressivo nesta zona é dos bosques de zimbros e sobreiros".

A educação ambiental, dirigida aos agricultores e comunidade escolar, nos concelhos de Mogadouro e Vimioso, é outra das vertentes a trabalhar. "Contactámos um técnico, biólogo, especializado em botânica, que já tem experiência em acompanhar projectos agrícolas no sentido de os tornar mais amigos do ambiente e é isso que pretendemos com os agricultores da região e os que estão incluídos na área do 'hotspot'. Uma vez que esta área é tão rica em fauna e flora, queremos que agricultura que aqui se pratica permita a manutenção da paisagem e a sua melhoria".

O projecto tem como parceira a PALOMBAR - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural. As acções prevêem divulgar o património natural e os ecossistemas, tornar as práticas agrícolas mais ecológicas, trocar eucaliptos por zimbros e fazer a manutenção dos pastos semi-naturais.

Escrito por Brigantia

Foto: Hotspot de Biodiversidade

Jornalista: 
Carina Alves