Grupo de turistas vai observar o lobo ibérico em Vinhais

PUB.

Qua, 14/03/2018 - 12:03


Durante uma semana, um grupo de turistas vai participar numa expedição para observar o Lobo Ibérico, em Vinhais.

O objectivo do projecto científico é actualizar o conhecimento sobre a presença e distribuição do lobo ibérico nos concelhos abrangidos pelo Parque Natural de Montesinho, ou seja, Vinhais e Bragança.

Segundo Gonçalo Costa, da empresa Bioinsight, a actividade de ecoturismo dá a oportunidade aos participantes de acompanharem de perto o trabalho de campo dos biólogos

“No fundo queremos trazer pessoas para participar activamente num projecto de conservação científica, através de trabalho de campo e em contacto directo com os biólogos e desfrutar de paisagens únicas” frisou Gonçalo Costa.

Os participantes podem seguir uma equipa de biólogos experientes e acompanhar a aplicação de diferentes métodos de colheita de dados. E os destinatários não precisam de estar ligados a esta área.

“É destinado a toda a comunidade e que queria perceber em como é um projecto científico se processa no terreno. Os interessados vão poder participar activamente nos trabalhos que são desenvolvidos”  sustentou Gonçalo Costa.

E apesar de o projecto ter esta componente turística, serve mesmo o propósito de avaliar a evolução da população desta espécie protegida na região, já que o último censo do lobo ibérico aconteceu em 2002.

“No fundo é para estudar a presença do lobo no concelho de Vinhais e de Bragança  e estudar tudo o que está relacionado com esta espécie”, disse Gonçalo Costa.

A Bioinsight vai realizar várias expedições ao longo de um ano para recolher dados suficientes para determinar a evolução da presença do lobo ibérico no parque natural de Montesinho, começando já amanhã. O projecto está a ser desenvolvido pela empresa em parceria com o Grupo Lobo e o Parque Biológico de Vinhais.
Escrito por: Brigantia