PUB.

Greve dos técnicos de inspecção sanitária dos matadouros impediu abates em Bragança

PUB.

Qua, 17/04/2019 - 17:52


Vários criadores de gado, do distrito de Bragança, tiveram com problemas em abater animais por causa da greve dos veterinários e técnicos de inspecção sanitária da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), numa das épocas mais movimentadas do ano. 

No matadouro de Bragança, por exemplo, ontem, não foi possível, fazer abates o que acabou por apanhar os criadores de surpresa e causar transtorno. Um dos casos foi o de Gonçalo Silvério. Com 50 cabritos e cinco borregos para abater, ainda conseguiu indo a Vinhais mas queixa-se da situação.

“Estava marcado e quando cheguei lá, ontem, já não me deixaram descarregar os animais porque estavam em greve, foi aí que me informaram. Disse que tinham de me arranjar uma solução, porque precisava dos animais abatidos para a Páscoa. Depois lá me conseguiram mandar para Vinhais, se não conseguisse em Vinhais o gado ficava a morrer em cima do carro”, contou.

Albino Rodrigues também tinha de abater animais neste matadouro mas viu-se obrigado a ir ao do Cachão, em Mirandela. Uma situação que foi bem mais dispendiosa que o que contava. “Ia levar os animais para o matadouro de Bragança, mas fui informado que não podia. Tive que o levar para o Cachão, é muito mais dispendioso, tive mais gastos”, afirmou.

O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, garante que a situação está hoje resolvida, com a vinda de um inspector sanitário de Vila Real. “Tivemos ontem uma situação de greve da inspectora sanitária, mas tivemos alguns constrangimentos no abate de animais. Hoje estão a ser abatidos animais, ontem fizemos um conjunto de diligências e hoje de manhã veio uma inspectora de Vila Real para prestar esse serviço. Ontem encaminhamos alguns dos nossos clientes para outros matadouros, com os quais articulámos o abate”, informou.

Ao que conseguimos apurar, no matadouro do Cachão o veterinário da DGAV não estará a fazer greve. Já em Vinhais, o inspector sanitário aderiu mas o serviço estará assegurado pelo veterinário do serviço municipal.

Os trabalhadores reivindicam a criação da carreira especial de inspector sanitário. Está previsto que a greve se estenda até sábado. Escrito por Brigantia.