Gravações de “A Outra” terminaram em Trás-os-Montes

PUB.

Sex, 05/09/2008 - 08:50


Terminaram ontem na Estalagem Senhora das Neves, em Alfândega da Fé, as gravações para a telenovela da TVI “A Outra” que estavam a decorrer na Terra Quente Transmontana. O SPA, que está a ser ultimado, foi o cenário dos últimos takes na região, uma vez que as gravações ainda vão decorrer em Lisboa durante mais duas semanas.  

A despedida de Trás-os-Montes contou com a presença de alguns actores que confessam o seu encanto pela região, como é o caso de Lídia Franco. “Agora quando ouço noticias sobre a região eu sinto como se fosse já a minha terra” afirma a actriz acrescentando que geralmente durante os trabalhos costuma emagrecer mas “aqui engordei” e confessa que os maiores pecados estão no “pão de azeite, as alheiras, a carne, a batata a murro, as azeitonas e o vinho”.

 

Já a actriz Luísa Ortigoso aprendeu algumas expressões populares da cultura transmontana e que usou na personagem que interpretava. “Usei os santos da região como foi o caso de São Bartolomeu o padroeiro de Vila Flor e uma lenga-lenga que fazíamos muito com a criança que era o ‘ferrum-fum-fum ferrum-fum-felho quantos porcos tenho no meu quartelho e a também aprendi aqui o esconjuro do telefone” cruzando os dedos.

 

O autor da novela não pôde estar presente ontem em Alfândega da Fé mas através do telemóvel do presidente da câmara de Vila Flor, Tozé Martinho destacou o facto de esta ficção ter contribuído para dar a conhecer a região ao país. “Era uma parte do país desconhecida de muita gente e pelo que sei até do Algarve vieram excursões para ver os recantos da Terra Quente”.

 

A actriz Sónia Brazão demonstra a veracidade das palavras de Tozé Martinho. “Tenho amigos meus que querem vir passar fins-de-semana cá em cima pois gostaram muito da Quinta da Pereira e da Senhora das Neves” afirma. Só lamenta as dificuldades para cá chegar. “A parte mais maçuda é a viagem por isso eu aconselho a vir de avião e depois alugar um carro para andar por aqui”.

 

 “A Outra” tem cerca de um milhão e meio de espectadores diários e vai continuar em exibição até meados de Novembro.