PUB.

Graça Morais recebe Medalha de Mérito Cultural

PUB.

Qui, 21/03/2019 - 16:06


A pintora transmontana Graça Morais é distinguida com a Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo governo.

A distinção será entregue hoje pela Ministra da Cultura.

A pintora do Vieiro, Vila Flor, mostrou-se satisfeita com o reconhecimento do seu trabalho e de uma vida dedicada à arte. “É sempre uma grande alegria quando o meu trabalho é reconhecido, neste caso pelo ministério da Cultura. É muito bom, como foi uma grande alegria e uma grande honra quando a autarquia de Bragança decidiu fazer o Centro de Arte Contemporânea e colocar o meu nome, é sempre um reconhecimento da vida dedicada à arte”, referiu.

O ministério da Cultura justifica a atribuição da medalha com “o mérito do percurso” da pintora “na história da arte e da criação portuguesas ao longo de 60 anos, constituindo-se exemplo referencial em Portugal e na história da arte contemporânea europeia”.

A medalha será entregue às 7 da tarde, na inauguração de uma exposição com 80 obras da pintora, no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa, uma mostra que foi apresentada pela primeira vez em Bragança.

Graça Morais já tinha sido agraciada, em 1997, com o grau Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, e com o Grande Prémio da Academia Nacional de Belas Artes, em 1993, entre outros prémios e agora recebe a Medalha de Mérito Cultural do estado português. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro