PUB.

GIPS de Bragança mudam de instalações depois de edifício ter sido encerrado por degradação

PUB.

Ter, 22/01/2019 - 17:25


As instalações dos GIPS de Bragança estão em risco de ruir, tendo já sido vedadas devido à degradação e falta de segurança. A GNR avançou que está a ser identificada uma solução para o problema, mas para já os 20 militares dos GIPS estão em instalações provisórias.

Um dos edifícios que alberga a 7.ª companhia do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) de Bragança foi interditado há cerca de 15 dias, por estar em risco de ruir.

Os militares que se encontravam naquelas instalações tiveram de ser transferidos, estando agora os 20 elementos concentrados num outro imóvel, contíguo ao antigo Governo Civil, no Largo de São João, que, ao que pudemos apurar, também não apresenta as melhores condições.

As garagens usadas pela subunidade da GNR foram igualmente vedadas, por motivos de segurança.

Perante estas condições, foi mesmo suscitada a possibilidade de transferência para outro concelho deste efectivo e dos recursos afectos ao Centro de Meios Aéreos de Nogueira do GIPS, mas essa hipótese foi já afastada pela Guarda Nacional Republicana, que informou à rádio Brigantia, que “a solução para a reinstalação dos militares está identificada” e “passa por um edifício, já existente, localizado no mesmo concelho”, sem no entanto adiantar qual o imóvel e onde se situa. Quanto à altura em que se concretizará a mudança, a divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR, não avançou nenhuma data, mas esclareceu que “estão em curso as necessárias diligências tendentes à concretização da mudança, que se espera venha a ocorrer a curto prazo”.

Perante esta solução encontrada, tal “não implicará qualquer constrangimento ao nível operacional ou ao nível da vida pessoal dos militares”, assegura ainda a GNR.

O edifício que foi evacuado serviu de oficinas da PSP, quando esta força de segurança se encontrava instalada no edifício contíguo, actualmente ocupado pelos serviços da protecção civil distrital. Já o edifício que ainda está a ser ocupado e alberga agora todo os operacionais dos GIPS de Bragança foi construído nos anos 90 para instalar o centro de formação da Escola Nacional de Bombeiros, que funcionou na capital de distrito. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro