PUB.

Georges Dussaud homenageado no Plast&Cine

PUB.

Sex, 19/10/2018 - 09:12


Hoje e amanhã, Bragança é invadida por arte pública, exposições e conferências tudo à volta e fotografia de Georges Dussaud. 

Pelo terceiro ano, Bragança recebe o Plast&Cine, sendo, este ano, Georges Dussaud o homenageado. O fotógrafo francês passou nos anos 80 por Bragança e retratou de forma única o dia-a-dia do povo. Um trabalho que, quase 40 anos depois, vai ser recordado ao longo de dois dias, já a partir de hoje, devido precisamente à particularidade deste trabalho como refere o autarca de Bragança, Hernâni Dias: “é uma homenagem que pretendemos fazer a este fotógrafo que tem vindo a retratar de forma muito positiva a realidade não só de Bragança, mas da região, desde há 40 anos a esta parte. Este trabalho, que tem vindo a desenvolver culminou com este Centro de Fotografa. Este equipamento que é uma referência na vertente da fotografia e que tem vindo a ganhar importância porque também o próprio município, conjuntamente com outras entidades tem a preocupação de realizar aqui vários eventos relacionados com este tema”.

Para a inauguração, que contará com a presença do fotógrafo francês, está preparada uma cerimónia que inclui um espectáculo cheio de cor, música, dança e teatro com mais de 200 intervenientes em plena praça da Sé.

O envolvimento da comunidade, nomeadamente dos alunos, será uma das tónicas da iniciativa, como destacou o presidente do município: “É um evento que tem a sua importância sob o ponto de vista cultural e marca de forma muito positiva aquilo que temos vindo a concretizar no nosso concelho. Vai ter vários momentos desde exposições de fotografia, destacar a vida e a obra do homenageado, workshops, apresentação de livros, o envolvimento da comunidade, e recordo aqui que foi feito um trabalho com o envolvimento das escolas e dos fotógrafos locais”

O Plast&Cine resulta de uma parceria entre o Município de Bragança e a Editorial Novembro e vai passar por quase todos os equipamentos culturais da cidade de Bragança, desde o teatro aos vários museus ou galerias de arte.

Hoje e amanhã, Bragança é invadida por arte pública, exposições e conferências tudo à volta da vida do fotógrafo.

Escrito por Brigantia 
 

Foto: Câmara Municipal de Bragança

 

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro