PUB.

Futsal: Selecção Distrital feminina em contagem decrescente para o Torneio Inter-associações sub-17

PUB.

Qui, 13/02/2020 - 11:50


A Selecção Distrital de Futsal Feminino da A.F. Bragança prepara-se para participar no Torneio Inter-associações de sub-17. A prova está marcada para este mês, entre os dias 22 e 25, em Viseu.

A equipa é formada, na maioria, por atletas oriundas do futebol já que no distrito não há competições de futsal feminino de formação.

António Fernandes, seleccionador distrital, não vê nisso um problema e diz mesmo que o número de praticantes de futsal feminino está a crescer. “Não nos podemos agarrar sempre às dificuldades. Temos que avançar. De ano para ano tem aumentado o número de jogadoras, apesar de ainda não termos o número suficiente de jogadoras para ter campeonatos de formação só femininos”.  

O seleccionador distrital não esconde que trabalhar no futsal com jogadoras oriundas do futebol requer mais trabalho, pois as dinâmicas são diferentes, mas António Fernandes prefere olhar para o lado positivo. “Praticar desporto, seja futebol ou futsal, é sempre positivo em termos pessoais. Também é importante em temos de preparação da atleta e da sua disponibilidade física”.

A selecção distrital de futsal feminino sub-17 conta com jogadoras muito jovens, algumas com 13 anos, “o que dá garantias para o futuro”.

No Torneio Inter-associações, a equipa brigantina vai defrontar Castelo Branco, Viseu e Portalegre. Para António Fernandes mais importante que os resultados é o crescimento das jogadoras. “O principal objectivo é dar oportunidade a este grupo de atletas de conhecerem uma nova realidade. Este tipo de torneios serve, essencialmente, para que estas atletas possam evoluir e crescer não só no aspecto desportivo mas também em termos de interacção social”.

De 22 a 25 de Fevereiro a Selecção Distrital de Futsal Feminino participa, em Viseu, no Torneio Inter-associações sub-17. Em prova vão estar 19 associações de futebol, num total de 250 atletas.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira / Foto de A.F. Bragança