Futebol: Sindicato dos Jogadores dá conta de situações preocupantes no Campeonato de Portugal

PUB.

Sex, 03/04/2020 - 09:10


O Campeonato de Portugal é o mais afectado com a pandemia da Covid-19. 

Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, refere que estão a surgir cada vez mais pedidos de ajuda devido a incumprimentos salariais. “Eu diria que é o Campeonato de Portugal o mais afectado, aliás já o era antes desta crise e agora de forma mais grave. E já o era pela irresponsabilidade dos dirigentes. Não havendo um modelo de licenciamento e regras claras para os clubes vale quase tudo, desde a contratação de jogadores em excesso e sem lhes oferecer as condições essenciais para a prática desportiva”, disse.

Evangelista, natural de Bragança, não tem dúvidas que a pandemia está a ser usada por alguns clubes para deixar de cumprir com as suas obrigações e, por isso, não defende o fim dos campeonatos. “Para alguns clubes será o aproveitar desta crise para deixarem de cumprir com as suas obrigações fundamentais. Se os jogadores já estão a passar por estas dificuldades como cidadãos iríamos ter outro problema, os jogadores deixarem de ter os seus empregos e qualquer tipo de recurso financeiro durante os próximos meses. Isso é inaceitável”.

O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol pede a intervenção da Federação Portuguesa de Futebol com medidas que garantam os direitos dos trabalhadores/jogadores do Campeonato de Portugal. “Pedimos à federação que a tomar alguma medida que acompanhe com outras que garantam os postos de trabalho, ou seja os clubes só serão apoiados se garantirem os postos de trabalho, tal como fez o Governo”.

Entretanto, o sindicato já accionou o Fundo de Garantia Salarial para diversos casos e com a ajuda dos capitães de equipa são reportadas as situações mais delicadas. “Eu tenho um grupo de trabalho com os capitães de equipa do Campeonato de Portugal a quem pedimos para identificarem as situações mais urgentes de forma a accionarmos o Fundo de Garantia Salarial. Para alguns clubes já accionamos esse fundo fazendo chegar algum apoio às situações mais difíceis”.   

Joaquim Evangelista acrescentou ainda que com a pandemia da Covid-19 tem havido pedidos de ajuda de jogadores estrangeiros para a abandonarem o país, fazendo o sindicato a ponte com as embaixadas dos vários países em Portugal.  

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira