Futebol: Rui Pires vai jogar na segunda liga francesa

PUB.

Ter, 09/07/2019 - 11:42


Depois de dez anos ao serviço do Futebol Clube do Porto, o mirandelense, Rui Pires, terminou a ligação aos dragões e assinou contrato, esta segunda-feira, com o Troyes, da Ligue 2 francesa.

O jogador de 21 anos, natural de São Pedro Velho, Mirandela, era o capitão da equipa B dos dragões, que disputa a segunda liga em Portugal, e nunca escondeu que o seu grande objectivo passava por integrar o plantel principal dos portistas.

No entanto, o facto de não ter sido opção de Sérgio Conceição na última temporada e por se perspectivar a mesma situação para a nova época, e tendo em conta que a ligação aos portistas terminava em 2021, Rui Pires tomou a decisão de sair, escolhendo a equipa francesa que terminou o campeonato da época transacta no terceiro lugar, ficando às portas da subida à liga principal do futebol gaulês.

O jogador assinou contrato ontem, à noite, no Porto, e viajou, durante a madrugada, para Troyes, para integrar o plantel, estando pronto para o arranque do campeonato agendado para 27 de Julho.

Rui Pires começou a dar os primeiros pontapés na bola na equipa de futsal de Torre Dona Chama, em 2007. Na época seguinte, jogou na equipa de futebol das escolinhas (agora benjamins) do Sport Clube Mirandela, sagrando-se campeão distrital, e estava, desde 2009, no Futebol Clube do Porto.

O jovem mirandelense tem duas dezenas de internacionalizações, nas selecções jovens de Portugal. Em 2017, foi o capitão da equipa das quinas de sub-19, que foi vice-campeão da Europa

Pelo Porto, o ano passado foi campeão da Premier League International CUP, no mesmo ano em que integrou a lista que reunia os melhores 100 talentos do mundo do futebol com menos de 20 anos, publicada pela revista britânica “FourFourTwo”.

Neste lote de jovens talentos de todo o mundo, Rui Pires aparecia no lugar 84 e era considerado como um médio defensivo “elegante”. A revista destacava ainda a sua capacidade de recuperação de bolas e uma boa distribuição de jogo.

 

 

Escrito por Terra Quente (CIR)