PUB.

Futebol: Pedro Machado o brigantino com um trajecto ascendente no futebol nacional

PUB.

Qui, 02/04/2020 - 10:18


Pedro Machado gostava de ver o Grupo Desportivo de Bragança nos campeonatos profissionais.

O ex-treinador-adjunto do Leixões, clube que representou esta temporada, é natural de Bragança e acompanha atentamente o que se passa no clube, olhando com tristeza para a fase difícil que atravessa o emblema canarinho.

“As coisas não têm corrido da forma que se esperava. Não tenho um conhecimento profundo dos jogadores, mas conheço bem a equipa técnica e a sua competência que já deu provas do valor que tem. Eu gostava que o Bragança estabilizasse a sua situação no Campeonato de Portugal para depois procurar outros voos. Eu gostava de ver o GDB nos campeonatos profissionais”.

Pedro Machado é sócio do GDB desde que nasceu, como fez questão de frisar em entrevista à Brigantia, e não esquece o seu percurso na formação como jogador, tanto no Bragança como no F.C. Mãe d´Água. Beto Antas foi o treinador que mais o marcou. “Pela vertente humana destaco o senhor Beto Antas. Foi meu treinador dois ou três anos e a pessoa que mais me marcou na formação”.

Com 19 anos saiu de Bragança para se licenciar em Desporto e Educação Física e iniciou-se como técnico-adjunto no Paredes.

O percurso foi ascendente e chegou à 1ª Liga. Pedro Barroso, Calica e Carlos Pinto foram os três técnicos que tiveram um papel importante no trajecto no futebol.

Nos últimos quatro anos conta com duas subidas à divisão maior do futebol português, em 2017/2018 no Santa Clara e em 2018/2019 no Famalicão. “No Santa Clara quando chegámos ao clube havia pouco mais de 150 pessoas no estádio. No último jogo que fizemos tínhamos cerca de 10 mil pessoas. NO Famalicão a festa da subida é inesquecível, com as ruas cheias de gente e a recepção na câmara municipal”.

Aos 35 anos, Pedro Machado já trabalhou em todas as divisões do futebol português tanto a nível da formação como seniores. O brigantino não tem dúvida que isso lhe deu “mais bagagem”.

Pedro Machado diz gostar de exercer a função de treinador-adjunto e garante que não pensa em lançar-se como principal. “Não é isso que pretendo. O meu objectivo é formar-me e especializar-me cada vez mais no treino, na análise e na componente física para ser um treinador-adjunto cada vez mais capacitado”.

Pedro Machado integrou esta época a equipa técnica do Leixões, nono classificado da 2ª Liga. O técnico-adjunto mantém a ligação a Bragança, onde reside toda a família.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira