Futebol: FPF ouve presidentes das associações distritais para definir o futuro das competições seniores

PUB.

Qua, 01/04/2020 - 07:51


A Federação Portuguesa de Futebol reuniu ontem, por videoconferência, com os presidentes das associações distritais e regionais.

A reunião serviu para ouvir os representantes das associações sobre o impacto da pandemia Covid-19 no futebol e para partilhar informação sobre as diversas competições.

Sabe-se que não foi analisada qualquer proposta e que os trabalhos vão continuar na próxima semana.

Recordamos que a Federação Portuguesa de Futebol recebeu uma proposta de um grupo de clubes do Campeonato de Portugal que prevê a reformulação dos quadros competitivos desde a 1ª Liga até aos campeonatos distritais.

Segundo o documento que chegou à nossa redacção, a proposta aponta para o alargamento da 1ª Liga para 20 clubes já na próxima época, em que ninguém descia e subiam os clubes que estavam nessa posição aquando da paragem.

Quanto à 2ª Liga, também sem descidas, contaria com oito subidas do Campeonato de Portugal, os dois primeiros classificados de cada série no momento da interrupção, e com todas as equipas B, passando a contar a partir de 2020/2021 com a participação de 28 clubes, divididos por duas séries de 14.

O Campeonato de Portugal seria disputado em duas séries de 12 e uma prova inter-associações com 56 equipas em quatro séries de 14.

A proposta apresentada tem como objectivo “salvaguardar o número mínimo de equipas prejudicadas”, perante “a forte possibilidade de não ser possível terminar todos os campeonato nacionais”, lê-se no documento.

Entretanto, a FPF já avançou que “já preparou um conjunto de cenários alternativos para o futuro imediato das suas provas seniores”.

 

 

Jornalista: 
SM