Futebol de Praia: Selecção Nacional rendida às condições de trabalho do Campo de Jogos da Albufeira do Azibo

PUB.

Ter, 21/09/2021 - 17:12


O Campo de Jogos da Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, é até amanhã o centro de estágio da Selecção Nacional de Futebol de Praia.

É a primeira vez que os tricampeões da Europa treinam em Trás–os-Montes e Mário Narciso, seleccionador nacional, destaca as boas condições do recinto desportivo para o trabalho da equipa das quinas. “Este estágio está a correr espectacularmente bem num sítio maravilhoso. Gostávamos que em Portugal houvesse mais locais destes para praticar futebol de praia”.

Na equipa nacional, Bruno Torres, que está nomeado para o prémio de melhor jogador do mundo de futebol de praia, partilha da opinião do seleccionador nacional. ”É um espaço com uma vista fenomenal e com condições fantásticas para a prática da modalidade. Não é muito habitual encontrarmos este tipo de espaço fora de locais junto à praia. Tenho a certeza que este espaço vai tornar-se uma referência a nível nacional”.   

O Campo de Jogos da Albufeira do Azibo foi inaugurado em 2020 e era uma ambição da Associação de Futebol de Bragança e do Município de Macedo de Cavaleiros receber a Selecção Nacional de Futebol de Praia num espaço que, segundo Rui Vilarinho, vice-presidente da autarquia e vereador do desporto, tem “condições únicas” para a prática de futebol de praia e outras modalidades. “Está bem enquadrado, não feriu em nada a natureza, é uma estrutura que pode ser removida sem impacto. A vinda da selecção vem dar razão a quem quis apostar na modalidade. O feedback dos responsáveis da selecção é excelente o que nos deixa satisfeitos”.

Para o estágio de observação, na Albufeira do Azibo, Mário Narciso convocou 15 jogadores, sendo que cinco fizeram a sua estreia absoluta em convocatórias da selecção. É o caso de Alexandre Batista, ala do ACD Sótão, de apenas 19 anos. “Sinto-me bem e todos os jogadores ajudaram-me a adaptar. É uma excelente oportunidade. Nas primeiras horas senti-me um pouco nervoso, mas depois passou”, confessou.

Mais habituado aos trabalhos da selecção nacional está o experiente Bruno Torres. O fixo do SC Braga já passou a marca dos 300 jogos ao serviço de Portugal. “É uma marca muito bonita e que me deixa muito orgulhoso. Mas, é simplesmente um número e o mais importante são os números a nível colectivo”.

A chamada de novos jogadores para o estágio de observação antevê uma renovação gradual da equipa das quinas. “Só os diamantes é que são eternos. Os jogadores um dia têm que terminar as suas carreiras e temos que estar preparados para a renovação. A renovação não se faz ao tirar dez e colocar outros dez. Tem que ser gradualmente”.

A Selecção Nacional de Futebol de Praia termina amanhã o estágio de três dias em Macedo de Cavaleiros, com os treinos a decorrerem no Campo de Jogos da Albufeira do Azibo.

A equipa das quinas ainda vive um ambiente de festa, depois de se ter sagrado tricampeã da Europa, no dia 12 de Setembro.

 

Jornalista: 
Susana Madureira