Formação para guarda-redes de futsal traz João Benedito a Macedo de Cavaleiros e Bragança

Qui, 17/05/2018 - 11:24


O “Projecto 1” Guarda-redes de Futsal chega amanhã ao distrito de Bragança. A iniciativa é da Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com a A.F.Bragança, e tem como coordenador João Benedito, antigo internacional português.

A captação de jovens para o futsal é um processo difícil, especialmente para a posição de guarda-redes em que a exigência de formação é maior.
Para Sílvio Carvalho, coordenador técnico distrital da AFB, a formação reveste-se, por isso, de especial importância já que também há um défice de técnicos de guarda-redes de futsal.

“É fundamental que haja este tipo de acções. Este primeiro passo da federação deixa-nos motivados para realizar estas iniciativas viradas para o treino de guarda-redes. É importante para os treinadores, guarda-redes e para a associação estas formações, que contribuem para a evolução do futsal no distrito”.

A formação é, essencialmente, direccionada a treinadores “mas que gostar da modalidade também pode assistir”, ressalvou Sílvio Carvalho. Os técnicos têm acesso a 1,2 créditos para renovar a cédula de treinador.

O “Projecto 1” Guarda-redes de Futsal tem duas componentes. Uma teórica marcada para amanhã, em Macedo de Cavaleiros, e uma prática, no sábado, em Bragança com a presença de João Benedito.

A iniciativa pretende aumentar o número de guarda-redes para integrar as selecções nacionais de formação, qualificar e valorizar a posição de guarda-redes e treinadores, melhorar e fomentar metodologias de treino específico de guarda-redes ou promover o guarda-redes de futsal português.
 

 

Jornalista: 
Susana Madureira