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Ford apresenta novo Ka no Salão de Paris

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Ter, 30/09/2008 - 16:48


O novo Ford Ka será a estrela mais brilhante no firmamento de destaques que a marca está a alinhar para o Salão de Paris, certame que se irá realizar nos primeiros dias de Outubro.

O modelo, que faz a sua primeira aparição pública na cidade-luz, toma o lugar do seu antecessor com o mesmo nome, um citadino que, há 12 anos e neste mesmo local, trouxe novos níveis de estilo e diversão para o segmento dos automóveis pequenos na Europa.

  

Baseando-se na actual filosofia da marca, o kinetic design, os designers da Ford deram ao novo Ka um aspecto moderno e em linha com as actuais tendências da moda e com o que o modelo original transmitiu quando foi lançado e que o tornou tão popular. O novo Ka mantém, por isso, o mesmo espírito fresco, divertido e jovial do modelo que substitui, bem como as qualidades que o tornaram tão popular – o seu tamanho compacto, a sua estética atractiva, o seu aspecto dinâmico e a sua personalidade divertida – embora apresentando-as num novo e refrescado formato.

  

Contando com um atraente design exterior e interior, uma dinâmica de excepção e um carácter único, o Ford Ka estabelece um novo patamar entre os pequenos citadinos. Prático, seguro, acessível em termos de custos e amigo do ambiente, este atractivo modelo inicia um novo capítulo na história de sucesso da marca Ford.

  

A produção do novo Ford Ka arrancou na semana passada, prevendo-se a sua introdução gradual nos vários mercados na Europa entre o final do corrente ano e o início de 2009. Com a chegada do novo Ka ao seu line-up, a Ford Europa completa a reformulação da sua gama de automóveis de passageiros dotados da actual assinatura de estilo kinetic design.

   

À reconhecida dinâmica de condução da marca, afinada em estrada mas também na exigente pista de competição alemã de Nurburgring, a Ford juntou um conjunto de soluções mecânicas simultaneamente acessíveis em termos de custos e amigas do ambiente. Em termos de motores, o modelo irá contar com dois blocos de baixas emissões, um a gasolina – Duratec 1.25i de 69cv – e, em estreia no Ka, um bloco turbodiesel commonrail, Duratorq  1.3TDCi de 75cv. Ambos os motores estão disponíveis com emissões de CO2 abaixo das 120g/km.

  

O mais pequeno modelo da gama Ford irá estar disponível em dois níveis de equipamento – Ambiente e Titanium – ambos oferecendo uma excelente relação entre custo e conteúdos. Em complemento, o modelo conta com um conjunto de packs e opcionais que permitem ao cliente fazer a sua própria diferenciação. Em Portugal apenas estará disponível a versão Titanium.

  

O novo Ka resulta da parceria de desenvolvimento conjunto de um pequeno citadino entre a Ford e a Fiat, sendo produzido lado a lado com o Fiat 500 na fábrica do construtor italiano em Tychy, na Polónia.

  

O Ford Ka original surgiu, também ele, aos olhos do público neste mesmo Salão de Paris, mas na edição de 1996. Foi de imediato aplaudido pela sua estética inovadora, com base na então introduzida filosofia de estilo New Edge, ao mesmo tempo que lançava na classe novos níveis de experiência de condução.

  

O sucesso de vendas na Europa não se fez esperar e depressa o Ka grangeou uma popularidade tal que se manteve ao longo de 12 anos (um dos maiores períodos de vida da actualidade num modelo automóvel), com um total de 1.460.000 veículos produzidos. Só no Reino Unido, o Ka teve meio milhão de clientes e é líder do seu segmento desde o ano 2000. Determinados mercados contaram com duas derivações do modelo, os excitantes modelos StreetKa e SportKa que ajudaram a enraizar e expandir o seu apelo.

  

Em complemento ao lançamento no mercado, o novo Ka irá também surgir nos ecrãs de cinema da Europa a partir de Novembro, participando na muito aguardada saga das aventuras de James Bond, o filme 'Quantum of Solace'. O modelo fará a sua estreia na tela com a personagem Camille ao volante, a bela protagonista da trama e que é interpretada pela actriz Olga Kurylenko.

 

 

  

Novo Fiesta chega ao mercado em Paris

 

Num período em que a Ford se está a concentrar nos modelos mais pequenos da sua gama, o novo Fiesta é, naturalmente, outro dos protagonistas de Paris. Quando se ultimam os preparativos para os diversos lançamentos nos países em que a Ford está presente na Europa – em Portugal, recorde-se, tal tem lugar já no próximo dia 18 de Outubro –, França perfila-se, naturalmente, na linha da frente da introdução desta novidade, com o arranque de comercialização no seu mercado.

  

Lado a lado com o novo Ford Ka, o seu irmão mais novo e a novidade maior de Paris, o novo Fiesta voltará a deslumbrar, como o fez em Genebra, imprensa e público que ali se deslocar, fruto da exponenciação da liguagem kinetic design transposta do protótipo Ford Verve para o praticamente idêntico modelo de produção Ford Fiesta.

 

 

Na capital francesa, para além da gama corrente, a Ford irá expor exemplares do modelo Fiesta que foram alvo do seu novo programa Ford Individual, que permite a personalização do modelo com recurso a materiais nobres e exclusivos. Para o efeito, a Ford desenvolveu dois temas distintos para o modelo, cada um deles com elementos únicos – 'Red Style' (para o Fiesta Titanium) e 'Blue Style' (para o Fiesta Sport) – que destacam os interiores com a aplicação de materiais de elevada qualidade, como a pele nos bancos, paineis das portas e manete das mudanças, costuras e pespontos bem definidos e da própria assinatura no topo dos encostos dos bancos da frente, para além dos vários detalhes e remates em metal no painel de instrumentos e portas e os tapetes em veludo, igualmente exclusivos e com aquela assinatura.  

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O novo Ford Fiesta irá estar disponível nos vários mercados da Europa recorrendo a um amplo leque de níveis de equipamento e com recurso a vários motores. No caso específico de Portugal, será lançado com dois níveis de conteúdos – Trend e Titanium – e quatro motores, sendo dois a gasolina – Duratec 1.25i de 82cv e Duratec 1.4i de 96 cv com caixa automática – e outros tantos turbodiesel commonrail - Duratorq 1.4TDCi de 68 cv e Duratorq 1.6TDCi de 90 cv (nota: os motores variam em função do nível de equipamento).  

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Mais tarde, no início de 2009, a gama Fiesta alagar-se-á com a introdução de dois novos níveis de equipamento – Sport e ECOnetic – qualquer deles recorrendo ao motor Duratorq 1.6TDCi de 90 cv. Dois conceitos diametralmente opostos (um mais desportivo e outro mais ecológico) mas onde os níveis de emissões são uma agradável vantagem. Aliás, neste domínio, a gama Fiesta pode orgulhar-se de comportar os derivativos com alguns dos mais baixos níveis poluentes da classe.   O principal destaque vai mesmo para a variante Fiesta 1.6TDCi ECOnetic, com níveis de emissões de 98 g/km, no mais baixo registo do segmento.

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Também em termos de consumos o recalibrado bloco Duratorq 1.6TDCi apresenta-se muito furgal, com valores combinados de 3,7 litros aos 100 km.  Para conseguir estes valores, este derivativo conta com uma aerodinâmica específica ao nível dos pára-choques, pneus de baixo atrito, uma relação final de caixa e lubrificantes de baixa fricção, especialmente desenvolvidos para o efeito pela BP, parceira tecnológica da marca, com especial ênfase no desenvolvimento da gama Ford ECOnetic.

Uma suspensão rebaixada e pequenos detalhes aerodinâmicos permitem-lhe maximizar o retorno obtido do já de si baixo coeficiente de resistência (Cd) de 0,33. Refira-se que estas modificações inerentes ao Fiesta ECOnetic não sacrificam em nada a qualidade de condução, estilo, e praticalidade inerentes à restante gama Fiesta. A gama Ford ECOnetic completa-se na Europa com os derivativos Mondeo ECOnetic (de 139 g/km) e Focus ECOnetic (115 g/km).

Outras novidades Ford na cidade-luz

 

Paris será ainda palco da introdução de novidades nas gamas Kuga e Mondeo, se bem que estas sejam soluções que, para o imediato, não ficarão ainda disponíveis para o mercado nacional. Por um lado, a Ford estreia o potente motor Duratec 2.5i Turbo de 200 cv no crossover Kuga, por outro implementa o programa de personalização Ford Individual nas gamas Kuga e Mondeo.

  

O Ford Kuga 2.5 Turbo combina a nova motorização Duratec 2.5i Turbo de 200 cv com o sistema de tracção integral inteligente Haldex Gen4 Intelligent AWD e caixa de velocidades manual de seis relações, incrementando os níveis de performance do modelo. Com um máximo de 200 cv às 6.000 rpm e um pico linear de binário disponível entre as 1.600 e as 4.000 rpm, o modelo atinge uma velocidade máxima de 208 km/h. Os consumos combinados rondam os 9,9 l/100 km e a média de emissões de CO2 é de 234 g/km, valores muito competitivos para este veículo. Recorde-se que este motor faz parte do line-up de outros modelos de elevada performance das gamas Focus, Mondeo e S-MAX. Em opção, o Kuga 2.5 Turbo poderá ainda contar com uma transmissão automática Durashift 5-tronic.

 

Quanto aos programas de personalização, os clientes mais exigentes das gamas Kuga e Mondeo podem – à semelhança do praticado nas gamas do novo Fiesta, do S-MAX e Galaxy – recorrer ao programa Ford Individual para tornarem os seus modelos mais exclusivos, através da composição dos interiores como materiais nobres e diferenciados.

Performance e competição de mãos dadas

 

Por se falar em exclusividade, esse vai ser um adjectivo de aplicação directa a uma futura proposta da Ford, o novo Focus RS, o mais rápido modelo de produção da Ford Europa de sempre. A lendária assinatura desportiva Ford RS estará de regresso ao mercado no início de 2009.

  

Depois da estreia em Londres em Julho último, o superdesportivo da Ford volta a mostrar-se em Paris, deliciando os amantes daquele nicho de mercado com números como 300 cv de potência e de um binário de 410 Nm obtidos do profusamente revisto bloco de cinco cilindros Duratec 2.5i Turbo. Este cocktail contribui para uma excelente relação peso/potência e para que o novo Focus RS cumpra menos de 6 segundos dos 0 aos 100 km/ e atinja uma velocidade máxima acima dos 260 km/h.

 

Recorde-se que o Focus RS inspira-se directamente no Focus RS World Rally Car com que a equipa BP Ford Abu Dhabi World Rally Team está a disputar os títulos do Campeonato do Mundo de Ralis 2008, no seguimento dos ceptros de construtores conquistados nos campeonatos de 2006 e 2007.