Foi alcançado acordo para a manutenção da linha do Tua

PUB.

Sex, 16/03/2018 - 19:02


Já foi alcançado um acordo sobre a manutenção da Linha do Tua, o que acaba com o impasse nesta matéria.

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, foram ontem estabelecidos os princípios para a concessão e manutenção da ferrovia desactivada, numa reunião com responsáveis da Infraestruturas de Portugal. Até ao final do mês serão assinados os contratos que, de acordo com Fernando Barros, são os mais importantes e decisivos para que o comboio volte a circular na linha:

Após alguns meses de discussão sobre quem assumiria a manutenção e a segurança na infraestrutura, foi assim decidido que a gestão da linha será da responsabilidade da Agência e o financiamento dos trabalhos de manutenção cabem ao Estado e à Infraestruturas de Portugal, esta última que assumirá a parte técnica, nomeadamente, relativa às obras de arte.

Apesar de o impasse estar resolvido com este acordo alcançado, tal não significa que o comboio comece de imediato a circular, já que ainda não estão concluídos os testes de segurança e é ainda necessário realizar alguns investimentos na linha.

Um marco histórico e que fará avançar o comboio na linha do Tua entende Fernando Barros, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua e do município de Vila Flor. Escrito por Brigantia.