PUB.

Fisioterapia “no limite” em Miranda do Douro

PUB.

Qua, 27/08/2008 - 08:51


A sala de fisioterapia do centro de saúde de Miranda do Douro revelou-se pequena para responder a todas as solicitações e por isso a sub-região de saúde de Bragança revela que dentro em breve vai haver obras de remodelação nesse serviço. Além disso vai ainda ser criada uma sala de reuniões, um arquivo e melhoramentos ao nível das instalações e equipamentos eléctricos, das comunicações, da segurança e do saneamento.  

“A fisioterapia está a atingir o limite, pois tem muito pouco espaço e precisávamos de o alargar” afirma Berta Nunes, a coordenadora da sub-região de saúde de Bragança. Essa vai ser precisamente um dos melhoramentos a fazer naquela unidade. “É uma pequena remodelação porque o centro de saúde é muito bom, mas como temos vindo a colocar várias especialidades nos centros de saúde eles ficam com dificuldades de espaço” explica a responsável.

 

No entanto o mais urgente é a sala de fisioterapia.

O número de utentes revelou-se superior ao previsto e segundo Berta Nunes isto deve-se ao facto do centro de saúde mirandês dar uma resposta mais alargada nesta área e os pacientes já não precisarem de se deslocar a Macedo de Cavaleiros. “Praticamente todas as pessoas que precisam de fisioterapia são atendidas nos centros de saúde e com esta resposta mais alargada verificamos que no caso particular do centro de saúde de Miranda do Douro, estamos a ficar com falta de espaço” afirma.

 

No final do mês de Julho, 45 pacientes aguardavam para iniciar as sessões de fisioterapia.

No entanto Berta Nunes, refere que nestes casos não se pode falar em lista de espera, pois “as situações mais urgentes são avaliadas e tratadas com prioridade e acabam por não ter espera nenhuma”.

 

De referir ainda que também a unidade de saúde de Sendim terminou agora a primeira fase de obras e remodelação.

Uma intervenção orçada em 118 mil euros e que visa a melhoria do espaço e a criação de alguns serviços como por exemplo consultas de psicologia, nutrição e serviço social e ainda pela implementação das consultas de saúde oral.