PUB.

Financiamento para obras do CHNE está garantido

PUB.

Ter, 05/08/2008 - 13:10


Não está em causa o financiamento de 9 milhões de euros para o programa de requalificação das três unidades de saúde do Centro Hospitalar do Nordeste. A garantia é do secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, acrescentando, no entanto, que esse apoio será faseado.  

“O centro hospitalar apresentou um conjunto de projectos para financiamento pelo QREN que estão a ser apreciados em conjunto com outros” refere o governante salientando que “independentemente dessa necessidade de financiamento o programa de investimentos prossegue e de certeza que encontraremos forma de financiar a requalificação”. 

 

O presidente do conselho de administração do CHNE está convicto que, no máximo, em 2009, as obras previstas vão estar concluídas.

 

A prioridade vai para as urgências da unidade de Bragança. “Temos obras que já estão a decorrer e temos alguma preocupação na sua finalização” afirma Henrique Capelas, sendo que “a urgência de Bragança vai custar mais de dois milhões de euros”. 

Para a unidade de Macedo de Cavaleiros, Henrique Capelas fala dos investimentos para a unidade de convalescença “que é uma obra que nos preocupa imenso porque tem de ser feita já que vai servir as três unidades hospitalares”. Além disso, há ainda o alargamento da unidade de AVC “uma vez que na região a taxa de incidência de acidentes vasculares cerebrais é muito superior ao resto do país e por isso a actual unidade já não chega e temos um projecto de ampliação para passar para as 12 camas” refere o presidente do conselho de administração do CHNE. 

 

Para além destes investimentos, a administração do CHNE pretende continuar as obras no hospital de Bragança, nomeadamente, nos quatro pisos, nos acessos para a nova urgência bem como um novo parque de estacionamento.