Financiamento da APA não resolve problema do rio da Aveleda

PUB.

Qui, 23/01/2020 - 09:18


O assoreamento instalado no rio Pepim, afluente do rio Sabor, tem provocado a subida do leito no Inverno, impondo constrangimentos à população.

A Agência Portuguesa do Ambiente financiou com 56 mil euros a remoção de areias no açude da aldeia de Aveleda, Bragança, onde passa o curso de água. Ainda assim, segundo Mário Gomes, presidente da união de freguesias de Aveleda e Rio de Onor, a remoção do areão não deveria ser feita apenas nos açudes, mas a montante, uma vez que é lá que se encontra o problema, relacionado com as minas do Portelo.

“O dinheiro não chega para os valores de areia que estão ali no leito daquele rio. No nosso entender, o problema devia ser resolvido na origem, ou seja, deviam ser contidos os taludes, e só depois intervencionar todos os açudes a jusante dos montes de areão que ali se encontram”, explicou.

Os taludes colapsaram pela primeira vez em 2010 e só agora vai ser feita uma intervenção no leito do rio para solucionar o problema.

“Em 2012, a Empresa de Desenvolvimento Mineiro investiu, numa primeira fase, 1,5 milhão de euros para selar as aberturas e os respiros das antigas minas do Portelo, ficando a segunda fase, que seria esta que nos interessava, pendente até hoje”, acrescentou.

A APA, para além da união de freguesias de Aveleda e Rio de Onor, tem ainda como parceira a câmara municipal de Bragança. Também o autarca Hernâni Dias reconhece que esta intervenção não é suficiente, ainda que ajude a melhorar a situação.

“Obviamente que não é uma intervenção profunda que nos permita fazer o desassoreamento de tudo aquilo que existe no rio Aveleda. De qualquer forma, são intervenções pontuais que hão-de melhorar substancialmente o rio”, disse.

O município de Bragança ficará encarregado de contratar o serviço para a limpeza do rio e a APA de fazer a fiscalização. Hernâni Dias acrescenta que a intervenção só é possível com a ajuda da autarquia.

A intervenção para a remoção da areia do rio Pepim, em Aveleda, acontecerá entre Agosto e Setembro, quando os caudais estão reduzidos.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais