PUB.

"A finalidade é tornar os jovens melhores jogadores e melhores pessoas”

PUB.

Ter, 22/01/2019 - 10:41


Rafael Nascimento, técnico da formação de iniciados do Grupo Desportivo de Bragança, mostra-se orgulhoso dos seus jogadores pela conquista da Taça Distrital.

Os brigantinos terminaram a competição, no domingo, invictos, somando seis vitórias e um empate. Para o treinador são apenas números pois considera que o mais importante é a evolução dos jovens jogadores.

“Fomos uns justos vencedores, mas isso é pouco relevante. O importante é continuarmos a evoluir a nossa forma de jogar e ganhar é uma consequência da finalidade. A finalidade é tornar aqueles jovens melhores jogadores e melhores pessoas”.

Rafael Nascimento é também seleccionador distrital dos sub-13 da A.F. Bragança e acompanha a par e passo a evolução dos jovens jogadores não só do GDB como das restantes equipas. A formação é um processo complicado e que requer total dedicação de quem lida com os mais novos.

“Quando os clubes querem, realmente, criar algo de forma sustentada têm que olhar para a formação, como diz o presidente do clube que represento, ‘como um investimento e não como uma despesa’. Não é assim tão importante nós estarmos preocupados em ser o ‘Mourinho’ dos traquinas ou dos petizes. Quem é competente tem lugar em todo o lado”.

Rafael Nascimento diz mesmo que ainda há um caminho longo para percorrer no processo de formação de jogadores no distrito de Bragança. “O tema formação é um tema muito sensível. O José Maria Pedroto dizia que faltavam dez metros ao futebol português, eu acho que ao futebol de formação falta muito mais do que isso mas temos que ser nós a percorrer esse caminho. As pessoas vivem muito preocupadas com aquilo que não têm e penso devemos fazer aquilo que podemos com o que temos”.

Depois da taça distrital segue-se o Campeonato de Iniciados, que começa no dia 2 de Fevereiro, e os brigantinos querem vencer a prova, já que dá acesso ao campeonato nacional na próxima temporada, mas para Rafael Nascimento não pode ser uma obsessão.

“O campeonato distrital é um pouco redutor para um clube que queira ter uma formação boa e para tal temos que estar no nacional. Mas isso não pode ser uma obsessão, tem que ser conseguido de forma sustentada. Não vale tudo para ganhar”.

Rafael Nascimento dedicou ainda a taça distrital ao jovem Ricardo Pires, atleta do GDB, que há quase um ano está afastado das quatro linhas, depois de lhe ter sido diagnosticado um tumor.

Quanto ao campeonato distrital de iniciados tem pontapé de saída marcado para o dia 2 de Fevereiro e o Bragança tem como primeiro adversário o GD Moncorvo.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira