PUB.

Festival de Aeromodelismo reuniu praticantes de várias nacionalidades em Bragança

PUB.

Seg, 18/06/2018 - 08:21


O Aeródromo de Bragança recebeu, este fim-de-semana, a 25ª edição do Festival Internacional de Aeromodelismo.

A iniciativa contou com 35 participantes portugueses, espanhóis e belgas, que mostraram as acrobacias de aviões e jactos à escala reduzida.

Entre participantes há quem não falhe uma viagem a Bragança. É caso de António Varzielas do Aeroclube LIPA, do Porto, que há 23 anos participa neste festival. O aeromodelismo é uma paixão antiga.

“Eu comecei muito cedo, na altura tinha sete anos. Tenho 73 anos e como vê já há muito tempo que ando nisto. É uma paixão muito antiga e que nasceu comigo. O meu pai já fazia aeromodelismo mas teve um desgosto muito grande, é uma história complicada, e nunca me orientou na modalidade, mas ajudava-me quando precisava”.

Mas a 25ª edição do Festival Internacional de Aeromodelismo também teve estreantes. “É a primeira vez que estou aqui e estou a gostar muito, fomos muito bem recebidos pelos colegas portugueses. Está bom tempo e dá para colocar as máquinas no ar”, disse Juan Pancho que veio de Valladolid, Espanha.

Este ano houve uma diminuição do número de participantes em relação a 2017 que Luís Silva, da secção de Aeromodelismo do Aeroclube de Bragança, justifica com a realização de outros festivais na mesma data.

“Este fim-de-semana houve vários encontros no país e em Espanha. Mas ainda tivemos 35 participantes e foi um número positivo face à realização de tantos festivais em simultâneo”.

Ainda assim o Festival Internacional de Aeromodelismo de Bragança está já entre os dez melhores festivais da Europa e promete regressar em 2019.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira