PUB.

Festival da Terra Transmontana em Mogadouro homenageia Trindade Coelho

PUB.

Sex, 13/07/2018 - 10:44


Arranca hoje a 5.ª edição do Festival da Terra Transmontana, em Mogadouro, que este ano homenageia Trindade Coelho.

O presidente do Município, Francisco Guimarães, explica que o escritor mogadourense será lembrado nesta iniciativa numa altura em que se assinalam os 110 anos da morte. “Este ano, o tema deste 5.º Festival da Terra Transmontana efectivamente é Terras de Trindade Coelho homenageando nestes 110 anos do aniversário do seu falecimento. E vamos homenageá-lo desta forma dando tema e lema ao festival e depois em Agosto vamos reactivar o teatro Trindade a Sete, vamos proporcionar a peça durante três dias gratuitamente, baseada na obra ‘Senhor Sete’ que foi adaptado para teatro”, destacou.

Domingo acontece o desfile etnográfico, com figurantes vestidos à época de Trindade Coelho. E sábado realiza-se ainda uma tertúlia sobre o escritor e jurista natural de Mogadouro.

Os atractivos da iniciativa são muitos e a organização espera ultrapassar o número de visitantes recebidos nos anos anteriores.

“Vai ter as casas particulares abertas, as tabernas, as praças folk, os produtos locais e depois diversão nocturna com grupos de música folk. Estamos a contar com muita gente, temos recebido muitos pedidos para, por exemplo, frequentar o parque de campismo. O festival já começa a ter uma divulgação não só nacional como internacional”, referiu.

O festival decorre até domingo na zona envolvente do castelo de Mogadouro e pretende proporcionar o contacto com a natureza, as ritualidades, a música folk, a gastronomia e as artes e os ofícios tradicionais.

Esta noite a música dos Omiri sobe ao palco. Já amanhã à noite actuam Los Niños de los Ojos Rojos. Escrito por Brigantia.

Foto: Município de Mogadouro.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro