PUB.

Festas de Bragança também ficaram sem fogo-de-artifício

PUB.

Ter, 21/08/2018 - 08:26


Presidente da câmara de Bragança considera a proibição de lançar fogo no espaço urbano uma tremenda injustiça

Hoje não vai ser lançado o espectáculo de fogo-de-artifício em Bragança, nas festas da cidade por causa do despacho emitido pelo governo. O espectáculo piromusical não vai ser lançado, um facto que marca de forma negativa as Festas do Município, de acordo com as declarações do presidente da câmara municipal de Bragança, Hernâni Dias

“De qualquer forma como é sabido, o despacho que determina a situação de alerta compreende o período de 18 a 22 de Agosto e impede de lançar o fogo-de-artifício que é de facto uma marca nas festas de Bragança. Neste caso particular marca de forma negativa as festividades do concelho de Bragança”.

O autarca considera esta proibição uma injustiça tremenda, uma vez que estão garantidas todas as questões de segurança.

“Nós temos vindo a manter todas as questões de segurança que são necessárias para que nada ocorra. O histórico aponta exactamente nesse sentido, não temos nenhum caso de quaisquer problemas que tenham surgido aquando do lançamento do fogo-de-artifício, pelo que entendemos que é uma injustiça tremenda quando os municípios têm tudo tratado, com toda a despesa associada neste tipo de processos. Neste momento vemo-nos impedidos de proceder ao lançamento do fogo, com claro prejuízo, não só em termos financeiros mas também para com a população que aprecia este tipo de evento”, acrescenta o autarca.

Para já, o presidente da câmara municipal de Bragança assegura que está a ser ponderado o lançamento do fogo para a noite de quarta-feira, dia de feriado municipal na capital de distrito.

“Estamos neste momento a avaliar e ainda estávamos esperançados que o governo pudesse vir a revogar o despacho que proferiu na altura sobre os problemas que poder surgir nos distritos que foram indicados, na região norte. E esperemos que, se eventualmente o tempo melhorar relativamente ao desagravamento do risco de incêndio, mas vamos aguardar serenamente”, adiantou Hernâni Dias.

Hoje sobe ao palco a banda de pop/rap DAMA e amanhã destaque para as festividades religiosas em honra da Nossa Senhora das Graças.

Escrito por Brigantia

 

Jornalista: 
Maria João Canadas