Feira Internacional do Norte em Bragança influencia economia da região

PUB.

Seg, 04/11/2019 - 09:02


Actividades não faltaram na 18ª feira internacional do norte, Norcaça, Norpesca e Norcastanha, em Bragança.

Desde, montaria ao Javali, demonstrações gastronómicas e de pesca, final do campeonato de santo Huberto, tiro aos pratos, provas de caça, foram várias as atracções não só para quem visitou o certame como para quem participou nele. No total, estiveram presentes 80 expositores de produtos regionais.

“Amostras para o achigã é o que principalmente se vende. Parece-me que há mais gente da parte da pesca e que se nota que vêm somente pela pesca”, disse o expositor de Torre de Moncorvo, Francisco Morais.

A Confraria Ibérica da Castanha, fundada em 2007, aproveitou a ocasião e entronizou 4 novos confrades.

“Para mim, é um orgulho muito grande. É uma oportunidade para poder continuar a contribuir para o sector. Eu já trabalho há muito tempo na investigação, na área do melhoramento genético da castanha e do castanheiro, e pertencer à Confraria é o reconhecimento pelo trabalho que fiz”, referiu Maria João Gaspar, professora da UTAD e um dos confrades entronizados.

O autarca de Bragança, Hernâni Dias, salientou a influencia económica que o certame tem para a região.

“A parte hoteleira já está, desde há bastante tempo, lotada e, portanto, significa que o evento traz muita gente a Bragança, não só pessoas que vêm visitar a feira, mas que passam cá o fim-de-semana para visitar a região”, sublinhou.

Foram investidos cerca de 100 mil euros na 18ª Feira Internacional do Norte, Norcaça, Norpesca e Norcastanha, que aconteceu nos últimos quatro dias, em Bragança.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais